Trio vai disputar os Jogos Paralímpicos. Fotos: Mauricio Val e Dhavid Normando/FV Imagem/CBTM.
Por Comunicação CBTM
Mais três atletas integrarão a delegação brasileira na disputa dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. A convite da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF), Lucas Arabian (classe 5), Carla Maia (classes 1-2) e Sophia Kelmer (classe 8) se juntarão aos 12 inicialmente classificados para a disputa da competição.
Com a chegada de Lucas, Carla e Sophia, o grupo brasileiro passa a totalizar 15 atletas para a disputa dos Jogos Paralímpicos, que serão disputados de 28 de agosto a 8 de setembro deste ano. As competições de tênis de mesa ocorrerão na Arena Paris Sul.
Lucas Arabian tem 18 anos e ocupa a 14ª colocação no ranking da classe 5 masculina. Suas principais conquistas são: ouro nas duplas mistas XD4-7 e prata no individual masculino e nas duplas masculinas MD8 nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023; ouro no Fator 20 da Finlândia 2023; e bronze no Campeonato Mundial 2022 e no Aberto do Brasil Fator 40 de 2024.
Carla Maia, por sua vez, tem 43 anos, é a quinta do mundo na classe 1 e a 18ª no ranking conjunto das classes 1 e 2. Foi bronze individual no Pan-Americano da modalidade em 2013, na Costa Rica; bronze no individual e prata em equipes no Pan-Americano da modalidade em 2009; e prata por equipes nos Jogos Parapan-Americanos do Rio 2007.
Já Sophia Kelmer, de apenas 16 anos, ocupa o quinto lugar no ranking da classe 8. Ela conquistou prata no individual feminino e bronze nas duplas femininas WD14-20 e duplas mistas XD14-17 nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023; ouro no individual e na dupla feminina no Parapan de Jovens em Bogotá 2023; e tetracampeã brasileira de sua classe. Foi prata no individual do Aberto Fator 40 disputado este ano.
O Brasil chega em grande momento à capital francesa e é apontado como favorito à conquista de medalhas. No Aberto Fator 40 realizado no início deste ano, em São Paulo, o país quebrou seu recorde: com 11 pódios no individual e 10 nas duplas, foram conquistadas 21 medalhas – seis de ouro, seis de prata e nove de bronze.
Outro fato que justifica nosso otimismo: no Parapan 2023, no Chile, o tênis de mesa brasileiro obteve a marca histórica de 38 medalhas – 13 de ouro, 13 de prata e 12 de bronze. A modalidade foi a terceira do país no quesito de títulos, ficando atrás somente da natação e do atletismo.
Confira a relação dos atletas brasileiros de tênis de mesa nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024:
Masculino (6 atletas)
. Classe 5 - Lucas Arabian
. Classe 7 - Paulo Salmin e Israel Stroh (apenas em dupla)
. Classe 8 - Luís Filipe Manara
. Classe 10 - Claudio Massad
. Classe 11 - Thiago Gomes
Feminino (9 atletas)
. Classes 1-2 - Cátia Oliveira e Carla Maia
. Classe 3 - Marliane Santos e Joyce de Oliveira.
. Classe 8 - Sophia Kelmer
. Classe 9 - Danielle Rauen e Jennyfer Parinos
. Classe 10 - Bruna Alexandre (competirá também nos Jogos Olímpicos)
. Classe 11 - Evellyn Santos
COMUNICAÇÃO CBTM
Atendimento à imprensa: Nelson Ayres – Fato&Ação Comunicação - nelson@fatoeacao.com
Redação - Textos e Mídias Sociais: Nelson Ayres, André Soares, Luis Miguel Ferreira, Henrique Porto, Paulo Rocha e Beatriz Cunha (estagiária).