Notícia

Ranking Mundial - Semana 25 - Confirmado na sexta colocação, Hugo Calderano será cabeça de chave olímpico

Pontos ganhos com título na Eslovênia garantiram que o brasileiro tenha um caminho menos árduo em Paris

Como cabeça de chave, Calderano não enfrenta chineses antes da semifinal em Paris. Foto: Wander Roberto/COB

Por Por Comunicação CBTM

18/06/2024 16h10


Uma grande notícia para o tênis de mesa brasileiro: Hugo Calderano será um dos quatro cabeças de chave nos Jogos Olímpicos de Paris. No ranking mundial divulgado na noite de segunda-feira (17), manhã de terça-feira (18) em Singapura, sede da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF), Hugo segue na sexta colocação, agora com 3.580 pontos, e não pode mais ser alcançado pelo taiwanês Lin Yun-Ju, oitavo colocado, na corrida pela cabeça de chave olímpica.  

A pontuação de Hugo no ranking foi atingida com os 600 pontos obtidos por seu título no WTT Star Contender Ljubljana, na Eslovênia. Como o ranking é liderado por quatro chineses e apenas dois podem jogar o torneio individual dos Jogos Olímpicos, Calderano se garantiu com o quarto lugar nesta corrida, atrás do francês Felix Lebrun. Ficar entre os quatro é muito importante para não enfrentar chineses antes da semifinal dos Jogos.

Os chineses Wang Chuqin e Fan Zhendong, respectivamente líder e vice-líder do ranking mundial, serão os outros cabeças de chave em Paris, além de Lebrun e Hugo Calderano. A última vez que o pódio olímpico não teve dois atletas do país asiático foi em Barcelona 1992.

Já garantido como cabeça de chave olímpico, Calderano não disputará as duas últimas etapas do Circuito WTT, em Lagos, na Nigéria, e em Túnis, na Tunísia. O motivo: problemas físicos, já que apresenta um quadro de dores lombares. É possível que o brasileiro volte a competir somente nos Jogos de Paris.

Ainda pelo ranking mundial individual masculino da ITTF, Vitor Ishiy ganhou duas posições e agora é o 83º colocado, com 250 pontos. Depois dele, aparecem Eric Jouti, em 97º (213 pontos), e Leonardo Iizuka, em 139º (140 pontos).   

No ranking individual feminino, Bruna Takahashi, com 1.127 pontos, se manteve na 18ª posição. Já sua irmã Giulia, que conquistou quatro medalhas de ouro no Campeonato Sul-Americano no Paraguai, subiu três posições e agora ocupa o 87º lugar, com 236 pontos.

Nas duplas femininas, a parceria das irmãs Bruna e Giulia Takahashi segue em 34º lugar, com 514 pontos. Nas masculinas, o conjunto formado por Vitor Ishiy e Guilherme Teodoro caiu uma posição e agora ocupa a 17ª, com 775 pontos. Já nas duplas mistas, o dueto Vitor Ishiy-Bruna Takahashi (classificado aos Jogos de Paris), também caiu uma posição, estando agora em 18º, com 754 pontos.  

COMUNICAÇÃO CBTM
Atendimento à imprensa: Nelson Ayres - Fato&Ação Comunicação - nelson@fatoeacao.com
Redação - Textos e Mídias Sociais: Nelson Ayres, André Soares, Luis Miguel Ferreira, Paulo Rocha, Henrique Porto e Beatriz Cunha (estagiária).

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?