Competição foi oficialmente lançada na noite de quinta-feira (20), na cidade catarinense. Foto: Henrique Porto/CBTM
Por Por Comunicação CBTM
A cidade de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, foi escolhida para sediar a fase decisiva do TMB Platinum – Campeonato Brasileiro Interclubes de Tênis de Mesa, o maior evento da modalidade na América Latina. O campeonato ocorrerá no Pavilhão 1 do Parque de Exposições Valmor Lunardi (Efapi), de 6 a 15 de dezembro, reunindo mais de 2.000 atletas olímpicos e paralímpicos de todo o país.
A apresentação oficial do evento ocorreu na última quinta-feira (20) em Chapecó, no auditório do Hotel Slaviero, com a presença de autoridades, dirigentes esportivos, atletas e membros da imprensa. A escolha do município como sede não foi por acaso; a cidade oferece uma infraestrutura moderna e adequada para grandes eventos, além de possuir forte investimento no tênis de mesa. Carlos Ishida, atual bicampeão nacional, defende as cores do município.
Segundo Alaor Azevedo, presidente da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM), “a infraestrutura de Chapecó nos permite sonhar alto. A ideia é criar um ambiente similar ao WTT Contender, com quatro mesas principais e várias ações paralelas, como lounge, tênis de mesa virtual e praça de alimentação. Queremos que este campeonato seja um divisor de águas para os eventos da Confederação”.
O Parque de Exposições Valmor Lunardi, local escolhido para sediar o TMB Platinum, oferece um espaço amplo e bem estruturado para a realização do evento. O pavilhão mais novo possui uma área total de 8 mil m², dos quais mais de 5 mil m² serão destinados a comportar as 100 mesas previstas para a competição. O local é bem iluminado, ventilado e possui piso nivelado de cimento queimado, além de áreas separadas para alimentação e banheiros.
A realização do TMB Platinum em Chapecó não trará apenas benefícios esportivos, mas também um significativo impacto econômico para a cidade. Agnaldo Veriato Pereira, presidente da Fundação de Esportes de Chapecó, destacou que “o evento trará um grande retorno econômico para o município, incrementando o comércio local, a hotelaria e aumentando a demanda por voos. Este é um dos maiores eventos esportivos que Chapecó já sediou e estamos nos preparando para receber todos os visitantes da melhor forma possível”.
Tradição catarinense no tênis de mesa
Não é de hoje que Santa Catarina tem se destacado no tênis de mesa, tanto em competições nacionais quanto internacionais. Esta será a quinta vez que o Campeonato Brasileiro será realizado no estado e a segunda vez em Chapecó. Em 2016, o município sediou a etapa de verão do campeonato, que na época era dividido em duas etapas anuais.
O estado conta com um histórico sólido de sucesso na competição, sendo a Fundação Municipal de Esportes de Concórdia a maior campeã masculina com seis títulos e dois no feminino, além de um título da Associação Joinvilense de Tênis de Mesa também entre as mulheres. Já a seleção catarinense também acumula 2 títulos no masculino e 7 no feminino.
Em se tratando de atletas, os catarinenses têm sido protagonistas tanto em competições nacionais quanto internacionais, trazendo visibilidade para o estado. Nos últimos anos, nomes como Carlos Ishida, Bruna Alexandre, Mahayla Sardá e Luiza Maria Fontanive conquistaram títulos expressivos, consolidando Santa Catarina como um verdadeiro celeiro de talentos do tênis de mesa.
Natural de Criciúma, Bruna Alexandre será a primeira atleta brasileira na história de todas as modalidades esportivas a disputar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos.
COMUNICAÇÃO CBTM
Atendimento à imprensa: Nelson Ayres - Fato&Ação Comunicação - nelson@fatoeacao.com
Redação - Textos e Mídias Sociais: Nelson Ayres, André Soares, Luis Miguel Ferreira, Paulo Rocha, Henrique Porto e Beatriz Cunha (estagiária).