Formação foi ofertada no formato online síncrono. Foto: Divulgação
Por Comunicação CBTM
A Educação Paralímpica (CPB), em parceria com a Universidade do Tênis de Mesa (UniTM-CBTM), concluiu com sucesso o curso "Preparação Física no Tênis de Mesa Paralímpico". Ministrada pelo preparador físico Felipe Claudiano Alves, a capacitação ocorreu nos dias 10, 12, 17 e 19 de junho, totalizando uma carga horária de 5 horas/aula.
Pós-graduado em Treinamento de Força pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEFE-USP), Alves é o atual Preparador Físico da Seleção Brasileira Paralímpica de tênis de mesa e classificador funcional da Federação Internacional de Tênis de Mesa (Nível 1).
O curso abordou temas relevantes e específicos, incluindo:
• Preparação física no tênis de mesa contemporâneo;
• Especificidades das classes Paralímpicas na Preparação Física;
• Avaliações e testes físicos utilizados no tênis de mesa;
• Periodização da preparação física junto ao calendário competitivo.
Oferecida no formato online síncrono, a capacitação proporcionou uma rica troca de conhecimentos e práticas aplicáveis aos treinadores e treinadoras participantes. “Tivemos diversos feedbacks positivos deste curso, mostrando cada vez mais a busca e aprofundamento das nossas treinadoras e treinadores pelo alto desempenho dos atletas no tênis de mesa brasileiro”, informou Camila Cardoso, líder de ciência do esporte da CBTM.
“O Felipe apresentou o embasamento que utiliza em seu trabalho, que pode servir como base e exemplo para treinamento dos atletas que poderão chegar na Seleção”, acrescentou a gestora. “Agradeço pela oportunidade de compartilhar conhecimento e espero ser só o começo desta parceria. Estou bastante feliz que o curso foi bastante elogiado pelos treinadores e treinadoras que participaram”, endossou Alves.
“Foi um curso teórico com muita aplicação e situações práticas, ministrado extremamente bem pelo Felipe. Ele apresentou diversas opções de trabalho na preparação física, mostrando o que pode ser feito em diferentes realidades vivenciadas pelos treinadores e treinadoras”, destacou Larissa Casline, assistente de ciência do esporte da CBTM.
O encerramento do curso "Preparação Física no Tênis de Mesa Paralímpico" marca um importante passo na capacitação de profissionais que atuam com o tênis de mesa paralímpico, contribuindo para o desenvolvimento do esporte e para excelência dos atletas brasileiros.
COMUNICAÇÃO CBTM
Atendimento à imprensa: Nelson Ayres - Fato&Ação Comunicação - nelson@fatoeacao.com
Redação - Textos e Mídias Sociais: Nelson Ayres, André Soares, Luis Miguel Ferreira, Paulo Rocha, Henrique Porto e Beatriz Cunha (estagiária).