Atletas brasileiros no encerramento do Training Camp. Foto: Acervo Pessoal.
Por Comunicação CBTM
É hora de voltar para casa e colocar em prática as lições aprendidas. Nove promessas do tênis de mesa brasileiro participaram de um Training Camp na China, sob a orientação do renomado técnico Ren Gouqiang, um dos responsáveis por treinar a campeã olímpica Ding Ning. E o aprendizado foi muito grande.
Desde o dia 30 de maio, Argemiro Mory, Felipe Okano, Flavio Coelho, Hamilton Yamane, Lucas Romanski, Mahayla Sardá, Murilo Tassi, Vitor Thiofilo e William Araújo permaneceram na Base de Treinamento de Jiangnan, localizada na cidade de Nanning acompanhados pelo técnico Fernando Shiguetomi e pelo gerente de seleções da CBTM, Sandro Abrão.
Segundo Abrão, o que mais chamou a atenção dos brasileiros foi a forma rígida como os chineses encaram esta preparação diária no tênis de mesa, fazendo com que tenham excelência na modalidade.
“Pudemos identificar alguns pontos que explicam o pensamento diferente dos chineses em relação ao resto do mundo no tênis de mesa. Eles trabalham numa intensidade muito alta sempre. Todos os técnicos falam que o atleta tem que se dedicar 200% e no dia em que ele estiver mal e não render 90%, ainda terá 110% para poder ser campeão. Eles dão foco muito na preparação física, gastam um bom tempo com isso. Treinam com muita seriedade. E um outro fato interessante também é que eles vêm de um processo iniciado no interior, para depois chegarem aos grandes centros com um desenvolvimento maior”, detalha.
A experiência foi muito agradável, segundo Abrão. E será repetida mais vezes: “Foi uma experiência fantástica em relação aos atletas. Tivemos um aproveitamento satisfatório. Fomos muito bem recebidos, um povo muito receptivo e muito empreendedor. A proposta agora é abrir caminho para novas missões como esta, um planejamento mais específico e técnico. Em breve, teremos novos projetos com eles”.
COMUNICAÇÃO CBTM
Atendimento à imprensa: Nelson Ayres – Fato&Ação Comunicação - nelson@fatoeacao.com
Redação - Textos e Mídias Sociais: Nelson Ayres, André Soares, Luis Miguel Ferreira, Henrique Porto, Paulo Rocha e Beatriz Cunha (estagiária).