Por Assessoria de Comunicação Social
Com direito a emoção, viradas e jogadas espetaculares, os jovens Bruno e Amanda (nomes fictícios), que cumprem medida socioeducativa de internação, conquistaram o primeiro lugar nas finais do VII Torneio Estadual de Tênis de Mesa da Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA), vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania. O evento foi realizado nesta terça-feira (02/07) em São Bernardo do Campo. A modalidade, presente nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, desempenha um papel crucial na reintegração social dos jovens, proporcionando valiosas oportunidades de desenvolvimento pessoal.
Com a participação de 64 jovens de 33 centros socioeducativos da Fundação CASA da região metropolitana, litoral e interior do Estado de São Paulo, o adolescente Bruno, do CASA Laranjeiras de Mogi Mirim, demonstrou seu talento na modalidade, vencendo Felipe (nome fictício), do CASA Rio Dourado, da cidade de Lins, na final masculina. A partida foi decidida no tie-break, com placar de 3 sets a 2.
Na final feminina, a adolescente Amanda, representando o CASA Chiquinha Gonzaga, derrotou Gabriela (nome fictício), do CASA Cora Coralina, ambos da capital paulista, por 3 sets a 1. A etapa estadual contou com a participação de 17 jovens de quatro centros de atendimento femininos dos municípios de São Paulo e Cerqueira César. Em ambas categorias, as partidas foram realizadas individualmente em fases eliminatórias.
“Essa vitória representa muito para mim. O tênis de mesa me ensinou a ter disciplina e foco, e tem me ajudado a acreditar mais em mim. Estou muito feliz e grata por essa oportunidade de mostrar que podemos superar desafios e alcançar nossos objetivos”, afirmou Amanda. Na cerimônia de premiação, os jovens vencedores receberam troféus, além da entrega de medalhas para os oito primeiros lugares da categoria masculina e as quatro melhores colocadas do feminino.
Para a gerente técnica da Gerência de Educação Física e Esporte (Gefesp) da Fundação CASA, Janaina de Brito Asprino, “a realização do Torneio de Tênis de Mesa é fundamental para os jovens, pois oferece a oportunidade de saírem dos centros socioeducativos e vivenciarem um ambiente de competição saudável e integração social. Essas experiências são essenciais para o desenvolvimento deles, ajudando na construção de autoestima e na promoção de valores como disciplina e respeito”. A Gefesp foi responsável pela organização da fase estadual da competição.
O Ginásio Poliesportivo Domingos Bartolomeu Preto, cedido pela Prefeitura de São Bernardo do Campo, foi o palco das partidas. Todos os participantes disputaram seletivas regionais, e os melhores competidores avançaram para a etapa estadual.
“A performance excepcional de nossos jovens neste torneio é uma prova de como o esporte pode transformar vidas”, enfatizou a presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto. “Além de promover a saúde física, o tênis de mesa desempenha um papel crucial na reintegração social e no desenvolvimento pessoal dos adolescentes. Estamos extremamente orgulhosos das conquistas de Bruno e Amanda, e continuaremos investindo em iniciativas que ofereçam novas perspectivas e oportunidades para todos”, completou.