Notícia

Jovens da Fundação CASA se destacam em Torneio Estadual de Tênis de Mesa

Finais masculina e feminina reúnem 81 adolescentes em internação de 37 centros socioeducativos do Estado de SP em São Bernardo do Campo

Por Assessoria de Comunicação Social

04/07/2024 15h00


Com direito a emoção, viradas e jogadas espetaculares, os jovens Bruno e Amanda (nomes fictícios), que cumprem medida socioeducativa de internação, conquistaram o primeiro lugar nas finais do VII Torneio Estadual de Tênis de Mesa da Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA), vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania. O evento foi realizado nesta terça-feira (02/07) em São Bernardo do Campo. A modalidade, presente nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, desempenha um papel crucial na reintegração social dos jovens, proporcionando valiosas oportunidades de desenvolvimento pessoal.
 
Com a participação de 64 jovens de 33 centros socioeducativos da Fundação CASA da região metropolitana, litoral e interior do Estado de São Paulo, o adolescente Bruno, do CASA Laranjeiras de Mogi Mirim, demonstrou seu talento na modalidade, vencendo Felipe (nome fictício), do CASA Rio Dourado, da cidade de Lins, na final masculina. A partida foi decidida no tie-break, com placar de 3 sets a 2.
 
Na final feminina, a adolescente Amanda, representando o CASA Chiquinha Gonzaga, derrotou Gabriela (nome fictício), do CASA Cora Coralina, ambos da capital paulista, por 3 sets a 1. A etapa estadual contou com a participação de 17 jovens de quatro centros de atendimento femininos dos municípios de São Paulo e Cerqueira César. Em ambas categorias, as partidas foram realizadas individualmente em fases eliminatórias.
 
“Essa vitória representa muito para mim. O tênis de mesa me ensinou a ter disciplina e foco, e tem me ajudado a acreditar mais em mim. Estou muito feliz e grata por essa oportunidade de mostrar que podemos superar desafios e alcançar nossos objetivos”, afirmou Amanda. Na cerimônia de premiação, os jovens vencedores receberam troféus, além da entrega de medalhas para os oito primeiros lugares da categoria masculina e as quatro melhores colocadas do feminino.
 
Para a gerente técnica da Gerência de Educação Física e Esporte (Gefesp) da Fundação CASA, Janaina de Brito Asprino, “a realização do Torneio de Tênis de Mesa é fundamental para os jovens, pois oferece a oportunidade de saírem dos centros socioeducativos e vivenciarem um ambiente de competição saudável e integração social. Essas experiências são essenciais para o desenvolvimento deles, ajudando na construção de autoestima e na promoção de valores como disciplina e respeito”. A Gefesp foi responsável pela organização da fase estadual da competição.
 
O Ginásio Poliesportivo Domingos Bartolomeu Preto, cedido pela Prefeitura de São Bernardo do Campo, foi o palco das partidas. Todos os participantes disputaram seletivas regionais, e os melhores competidores avançaram para a etapa estadual.
 
“A performance excepcional de nossos jovens neste torneio é uma prova de como o esporte pode transformar vidas”, enfatizou a presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto. “Além de promover a saúde física, o tênis de mesa desempenha um papel crucial na reintegração social e no desenvolvimento pessoal dos adolescentes. Estamos extremamente orgulhosos das conquistas de Bruno e Amanda, e continuaremos investindo em iniciativas que ofereçam novas perspectivas e oportunidades para todos”, completou.

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Seleções
Seleção Olímpíca
Seleção Paralímpica
Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?