Paris 2024 - sorteio define caminho dos mesa-tenista brasileiros nos Jogos Olímpicos
Cerimônia aconteceu nesta quarta-feira (24) na França
Hugo Calderano busca sua medalha nos Jogos Olímpicos após disputar Rio 2016 e Tóquio 2020 - Foto: Wander Roberto/COB
Por Comunicação CBTM
Os Jogos Olímpicos Paris 2024 estão chegando e os atletas brasileiros conheceram seus caminhos na luta pela tão sonhada medalha olímpica a três dias do início dos jogos de tênis de mesa da principal competição do ciclo.
Após sorteio realizado nesta quarta-feira (24) na França, foram definidos os chaveamentos dos torneios individuais, por equipes e de duplas mistas dos jogos que começam neste sábado (27).
Relembre aqui a convocação da Seleção Brasileira para os Jogos Olímpicos Paris 2024
Individual Masculino
Atual número seis do ranking mundial e maior esperança brasileira em Paris,
Hugo Calderano conquistou dois títulos de WTT e garantiu seu lugar entre os quatro cabeças de chave na França, e com isso só enfrentará um atleta da China em uma possível semifinal.
Em sua estreia, o ídolo brasileiro reeditará a final do inédito tricampeonato Pan-Americano em Santiago 2023, no Chile, contra o cubano Andy Pereira, atual número 57 do ranking mundial, desta vez pela fase 32 avos de final.
Vencendo, Calderano enfrentará o vencedor do duelo entre o espanhol Ávaro Robles, número 34 do ranking mundial, e o austríaco Daniel Habesohn, número 65 do mundo.
Pela mesma fase,
Vitor Ishiy, número 85 do ranking mundial, terá pelo caminho o australiano Nicholas Lum, atual número 38 do ranking mundial.
Garantindo sua classificação, Vitor encara o vencedor do duelo entre o mexicano Marcos Madrid, número 81 do ranking mundial, e Dimitrij Ovtcharov, da Alemanha, que ocupa a posição de número 14 do ranking.
Individual Feminino
Maior medalhista do tênis de mesa brasileiro feminino em Jogos Pan-Americanos,
Bruna Takahashi, que ocupa a posição de número 20 do ranking mundial, terá uma adversária da Nigéria pela frente em sua estreia, no jogo válido pela fase 32 avos de final: Offiong Edem, 112 do mundo.
Se conseguir sua classificação, a atleta do Brasil terá pela frente a vencedora do duelo entre Lily Zhang, dos Estados Unidos, 29 do ranking mundial, e de uma atleta que virá da fase preliminar.
Já
Giulia Takahashi terá um grande desafio no seu primeiro compromisso em Paris. A jovem mesa-tenista brasileira terá pela frente a chinesa Sun Yingsha, líder do ranking mundial.
Se avançar, a número 90 do ranking enfrentará a vencedora do duelo entre Zeng Jian, que representa Singapura e ocupa a posição de número 52 do mundo, e a croata Ivana Malobabic, 73 do mundo.
Duplas Mistas
Representado por Bruna Takahashi e Vitor Ishiy, o Brasil ocupa a 18ª posição do ranking mundial e encara logo na estreia umas das equipes mais bem ranqueadas em Paris.
No duelo válido pela fase de oitavas de final, Bruna e Vitor enfrentam os espanhóis Maria Xiao e Álvaro Robles, dupla que ocupa o atual quarto lugar do ranking mundial.
Avançando, o Brasil terá pela frente os vencedores do duelo entre Wong Chin Ting/Doo Hoi Kem (Hong Kong) e Nandor Ecseki/Dora Madarasz (Hungria).
Equipes
Na luta pelo pódio na França, as equipes brasileiras já iniciam a disputa na fase de oitavas de final. No masculino, a equipe formada por
Hugo Calderano, Vitor Ishiy, Guilherme Teodoro e Leonardo Iizuka (reserva), que ocupa a nona posição do ranking mundial, estreia contra a equipe de Portugal, atual número oito do ranking.
Já a equipe feminina, formada por
Bruna Takahashi, Giulia Takahashi, Bruna Alexandre e Laura Watanabe (reserva), dez do mundo, terá pela frente a equipe da Coreia do Sul, que ocupa a terceira posição no ranking.
Confira aqui todas as informações do tênis de mesa brasileiro em Paris 2024
COMUNICAÇÃO CBTM
Atendimento à imprensa: Nelson Ayres – Fato&Ação Comunicação -
nelson@fatoeacao.com
Redação - Textos e Mídias Sociais: Nelson Ayres, André Soares, Luis Miguel Ferreira, Henrique Porto, Paulo Rocha e Beatriz Cunha (estagiária).