Notícia

Paralímpicos brilham no terceiro dia do TMB Platinum - Ciclo II, no Rio de Janeiro (RJ)

No esquenta para os Jogos Paralímpicos de Paris, cinco mesa-tenistas vencem suas classes. Categorias veteranas também definiram campeões

Claudio Massad foi campeão na Classe 10 paralímpica e vice na Sênior 35 olímpica. Foto: Dhavid Normando (FVimagem.com/CBTM)

Por Por Comunicação CBTM

26/07/2024 21h40


Mais de 280 mesa-tenistas entraram em ação no terceiro dia do TMB Platinum Brasileiro Interclubes Olímpico e Paralímpico - Ciclo II, no Rio de Janeiro (RJ). Nesta sexta-feira (26), nas mesas montadas na Arena Carioca 1, atuaram os atletas das classes paralímpicas – incluindo nomes garantidos nos Jogos Paralímpicos de Paris – e das categorias veteranas.

No esquenta para os Jogos Paralímpicos de Paris, cinco mesa-tenistas conquistaram o título em suas respectivas categorias. Na Classe 2 feminina, disputada em chave única por cinco atletas, Catia Oliveira foi a campeã. Joyce Oliveira (SESI/Instituto MatosTT/Lorena-SP) venceu a Classe 5, batendo Marliane Santos (Associação Esportiva Recreativa ATEME-SP) na final por 3 sets a 1.

Na Classe 10, título para Danielle Rauen (SESI/Instituto MatosTT/Lorena-SP), que venceu Allana Maschio (Associação de Apoio às Famílias de Deficientes Físicos-SC) na decisão por 3 sets a 1. Na mesma classe, no masculino, Claudio Massad (SESI/Instituto MatosTT/Lorena-SP) precisou de cinco sets para superar Gabriel Antunes (SR Mampituba/FME Criciúma-SC).

Por fim, na Classe 11 masculino, Thiago Gomes (SESI/Instituto MatosTT/Lorena-SP) foi o melhor entre oito atletas. Na final venceu Lucas Hansen (APESBLU-SC), em três sets diretos.

Outros campeões no paralímpico masculino

Dez classes foram disputadas na competição paralímpica masculina. Representando o Iate Clube Brasília (DF), Iranildo Espíndola venceu de forma invicta a Classe 2. A competição foi realizada em grupo único, com a presença de cinco atletas. Pela Classe 3 o campeão foi Fábio Silva (Associação dos Deficientes Físicos de Goiás-GO), que na final aplicou 3 sets a 0 em seu colega de clube, Jorcerley Silva.

Com seis paratletas, a Classe 4 foi disputada em chave única, tendo em Alexandre Ank (SR Mampituba/FME Criciúma-SC) seu campeão invicto. Na Classe 5, Cadu Moraes (CR Saldanha da Gama/Santa Cecília/FUPES-SP) foi o campeão ao vencer Maycon Oliveira (Associação de Tênis de Mesa Gêmeos TT-SC) na decisão, por 3 sets a 1. Felipe Oliveira (Clube Inclusivo/Instituto Ajinomoto-SP) levou a Classe 6. Passou na decisão por Guilherme Silva (Associação GuedesTT-RO), por 3 sets a 0.

Paulo Fonseca não deu chances ao paralímpico Paulo Salmim na final da Classe 7. O atleta do SESI/Instituto MatosTT/Lorena-SP aplicou 3 sets a 0 em seu colega de clube. Gustavo Silva (APARU-MG) venceu a Classe 8, passando na final por João Júnior (Ypiranga Esporte Clube-RO), em 3 sets a 1. E a Classe 9 foi vencida por Lucas Carvalho (Associação Atlética UNICAP-PE), o melhor entre os onze atletas da competição. Superou Guilherme Ifanger (Academia Power Pong/Associação dos Mesatenistas de Campinas-SP) na final, em três sets diretos.

Demais campeãs no paralímpico feminino

A competição paralímpica feminina contou com um total de seis classes. Completaram a galeria de campeãs do TMB Platinum Brasileiro Interclubes Olímpico e Paralímpico - Ciclo II - Rosmeire Albertoni, da Associação dos Deficientes Físicos de Goiás-GO, na Classe 6; Aline Ferreira, do Clube Inclusivo/Instituto Ajinomoto-SP, na Classe 7; e Lethicia Lacerda, também da Associação dos Deficientes Físicos de Goiás-GO, na Classe 8, todas realizadas em chave única.

Quinze campeões nas categorias veteranas

Com doze atletas, a Lady 30 teve em Luciana Morimoto (Associação ATM Table Tennis/CT Morimoto-MT) a sua campeã, vencendo Camila Serikawa (Clube Ituano de Esportes-SP) na decisão, em três sets diretos. Disputada por cinco atletas, a categoria Lady 35 foi realizada em chave única e vencida de forma invicta por Mônica Mine (Associação Nikkey São José dos Campos-SP).

Por 3 sets a 1, Larissa Tassi (Yara Clube/Academia Nelson Machado/SELJ-Marília-SP) venceu Michele Nogueira (Rio Spin - Escola de Tênis de Mesa-RJ) na decisão do Veterano 40 entre as mulheres. Sandra Sayama (Academia de Tênis de Mesa Life Pong-SP) foi a melhor entre as três atletas do Veterano 50, realizada em chave única.

Joana Palmeira, da Associação São Cristóvão de Esportes-SP, venceu o Veterano 55. Na final, aplicou 3 sets a 0 em Ana Cristina Marques (Rio Spin - Escola de Tênis de Mesa-RJ). E no Veterano 65, Sandra Pinheiro (Academia Fitpong de Tênis de Mesa-DF) foi a melhor entre as três atletas da chave única.

No masculino, Allan Sarmento (Master Pong TT Academia-SP) foi o campeão da Sênior 30, passando na final por Leonardo Arata (Esporte Clube Praia Grande-SP) por 3 sets a 1. O cubano Pavel Mendizabal, do Macapá Esporte Clube-AP, faturou a Senior 35 com o triunfo por 3 sets a 0 sobre Claudio Massad na decisão.

Por 3 sets a 1, Bruno Vital (Rio Spin - Escola de Tênis de Mesa-RJ) levou a final do Veterano 40 sobre José Neto (Academia Bestpong/AABB/FME Balneário Camboriú-SC). Em três sets diretos, Roberto Zangali (Itaim Keiko/JJYamada-SP) venceu Eduardo Oliveira (Madureira Esporte Clube-RJ) na final do Veterano 45.

Na Veterano 50 o título foi para Goiás, com Alexander Coelho. O atleta da Associação Cultural Nipo Brasileiro de Anápolis venceu Fábio Silva (AMF/Elase Clube Social e Desportivo-SC) por 3 sets a 1 na final. Neder Neves (Academia de Tênis RZZ TT-DF) foi o vencedor da Veterano 55, superando Frank Iwashita (Associação Esportiva Recreativa ATEME-SP) na decisão por 3 sets a 0.

Pela Veterano 60, David Pastor (Associação Atlética Saltense-SP) foi o campeão, vencendo na final Charley Suzuki (Master Pong TT Academia-SP) em três sets diretos. Invicto, Marcilio Luz (Clube Municipal Rio de Janeiro-RJ) venceu a Veterano 65, disputado em chave única. E por fim, va Veterano 70, Renato Simões (Academia Baiana-BA) precisou de cinco sets para superar Helcio Pinguelli (Madureira Esporte Clube-RJ), com um 17/15 no derradeiro set.

Início do Absoluto A masculino e feminino

Também nesta sexta-feira (26), na Arena Carioca 1, teve início a competição da categoria Absoluto A, nos dois gêneros. No feminino são 28 atletas na disputa, divididas inicialmente em nove grupos, com dez jogos realizados. O Absoluto A masculino conta com 47 atletas, separados inicialmente em quinze grupos. Neste primeiro dia foram realizados dezessete jogos. As finais do Absoluto A serão transmitidas ao vivo pelo canal da CBTM no YouTube (https://www.youtube.com/@TMdoBrasil), neste sábado (27), e pelo canal sportv 3, em dias e horários alternativos.

Sequência do evento

O TMB Platinum Brasileiro Interclubes Olímpico e Paralímpico - Ciclo II recebeu mais de 1.200 inscrições para a competição olímpica, que prossegue neste sábado (24), com todas as categorias do Absoluto, no individual olímpico. A competição tem seus jogos da mesa principal transmitidos pelo canal da CBTM no YouTube (https://www.youtube.com/@TMdoBrasil).

Confira a programação remanescente do evento:

Sábado, 27 - Olímpico: Sequência do Absoluto A e início dos demais Absolutos
Domingo, 28 - Olímpico: Sequência dos demais Absolutos

COMUNICAÇÃO CBTM
Atendimento à imprensa: Nelson Ayres – Fato&Ação Comunicação - nelson@fatoeacao.com
Redação - Textos e Mídias Sociais: Nelson Ayres, André Soares, Luis Miguel Ferreira, Henrique Porto, Paulo Rocha e Beatriz Cunha (estagiária)

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?