Paris 2024 - Para sempre na história! Hugo Calderano vence Jang Woo-jin e garante o Brasil em semifinal inédita nos Jogos Olímpicos
Brasileiro bate sua melhor campanha - em Tóquio - e aguarda o vencedor do duelo entre Truls Moregard e Omar Assar para conhecer seu próximo desafio na França
Por Comunicação CBTM
Hugo Calderano fez história e está nas semifinais dos Jogos Olímpicos Paris 2024. O brasileiro bateu o sul-coreano Jang Woo-jin, por 4 sets a 0 e, pela primeira vez, garantiu o Brasil em uma semifinal olímpica no Tênis de Mesa.
Com parciais de 11/4, 11/7, 11/5 e 11/6, o triunfo contra o 13º do ranking mundial, fez a campanha em Paris superar a antiga marca - quartas de final em Tóquio - do atual número seis do ranking mundial na principal competição do ciclo.
No duelo valendo vaga na grande final olímpica, Hugo Calderano enfrenta o vencedor do duelo entre o sueco Truls Moregard, 26º do ranking mundial, e o egípcio Omar Assar, 22º do mundo. O confronto válido pela semifinal será nesta sexta-feira (2), com horário a definir. As sessões das semifinais masculinas acontecem às 6h e às 9h30, no horário de Brasília.
‘‘Sentimento é de muita felicidade em levar o tênis de mesa para um patamar tão alto nos Jogos Olímpicos. Mas logo em seguida já vem o sentimento de ‘vamos para o título’. Sei que ainda tenho dois jogos, ganhando ou perdendo, então tenho que manter o foco. Hoje o jogo foi mais cedo, então vou aproveitar, digerir essa classificação à semifinal e me preparar para a partida de amanhã. Estou muito feliz, por todos que me apoiam e por todos no ginásio que me mandaram energia e pelo carinho de sempre’’, comemorou Hugo Calderano, ao Sportv.
‘‘Já joguei algumas vezes contra os dois. São adversários perigosos, com estilos de jogo diferentes. Eles ainda jogam. Vou assistir a partida para me preparar para o próximo jogo que será muito difícil'', explicou o brasileiro, que continuou falando sobre a tão sonhada medalha olímpica.
‘‘A medalha é o grande objetivo em qualquer Jogos Olímpicos para mim. Lembro que quando perdi nas oitavas de final em Tóquio fiquei muito triste e chateado por algumas horas e depois já estava pensando em voltar aos treinos e como fazer para ser melhor em Paris. Isso é resultado de muito trabalho diário, de muito sacrifício. Não digo sofrimento pois escolhi fazer isso e gosto. Mas tudo vale a pena e agora vou buscar a medalha, e quem sabe este título.’’, finalizou.
Retrospecto contra os possíveis adversários
De olho em seu próximo compromisso, Hugo Calderano não terá vida fácil, mesmo enfrentando adversários com um ranking abaixo do seu. Caso enfrente o sueco Truls Moregard, 26º do ranking mundial, o brasileiro precisará desempatar o histórico do confronto.
Até agora, foram dois duelos contra o jovem mesa-tenista que bateu o atual líder do ranking mundial Wang Chuqin na França, com uma vitória para cada lado. No último duelo, no WTT Champions, em 2024, vitória do brasileiro por 3 sets a 1.
Se o adversário for o egípcio Omar Assar, 22º do mundo, vantagem de Hugo. Em dois jogos, duas vitórias. O último confronto foi em 2023, pelo WTT Champions: 3 sets a 2.
O JOGO
Na mesa para o jogo mais importante da carreira, Hugo Calderano não poderia ter um início melhor no duelo contra o sul-coreano Jang Woo-jin. Ao contrário do desafio anterior, o brasileiro contava com o apoio de grande parte da torcida presente na Arena 4 Paris Sul. Assim, o primeiro set não demorou a ser definido pelo número seis do ranking mundial: 11 a 4.
O adversário deu um pouco mais de trabalho no segundo set e até teve a liderança no início do game. No terceiro ponto, Hugo emplacou uma sequência de quatro pontos, mas Woo-jin logo igualou. Mas Calderano mais uma vez não deu chances ao oponente e fechou o segundo set com a parcial de 11 a 7.
Dominante na mesa, o atleta brasileiro não dava indícios que permitiria a classificação de seu adversário e o terceiro set também não pareceu um grande desafio. Com a parcial de 11 a 5, três a zero para o Brasil.
Precisando de apenas mais um set para fazer história em Paris, Calderano viu o sul-coreano indo para o tudo ou nada. Mas nada foi o suficiente para parar o ídolo brasileiro. Hugo fechou o jogo com 11 a 6 e garantiu sua vaga na semifinal.
COMUNICAÇÃO CBTM
Atendimento à imprensa: Nelson Ayres – Fato&Ação Comunicação -
nelson@fatoeacao.com
Redação - Textos e Mídias Sociais: Nelson Ayres, André Soares, Luis Miguel Ferreira, Henrique Porto, Paulo Rocha e Beatriz Cunha (estagiária)