Notícia

Paris 2024 - Para sempre na história! Hugo Calderano vence Jang Woo-jin e garante o Brasil em semifinal inédita nos Jogos Olímpicos

Brasileiro bate sua melhor campanha - em Tóquio - e aguarda o vencedor do duelo entre Truls Moregard e Omar Assar para conhecer seu próximo desafio na França

Foto: ITTF World

Por Comunicação CBTM

01/08/2024 07h00


Hugo Calderano fez história e está nas semifinais dos Jogos Olímpicos Paris 2024. O brasileiro bateu o sul-coreano Jang Woo-jin, por 4 sets a 0 e, pela primeira vez, garantiu o Brasil em uma semifinal olímpica no Tênis de Mesa.

Com parciais de 11/4, 11/7, 11/5 e 11/6, o triunfo contra o 13º do ranking mundial, fez a campanha em Paris superar a antiga marca - quartas de final em Tóquio -  do atual número seis do ranking mundial na principal competição do ciclo.



No duelo valendo vaga na grande final olímpica, Hugo Calderano enfrenta o vencedor do duelo entre o sueco Truls Moregard, 26º do ranking mundial, e o egípcio Omar Assar, 22º do mundo. O confronto válido pela semifinal será nesta sexta-feira (2), com horário a definir. As sessões das semifinais masculinas acontecem às 6h e às 9h30, no horário de Brasília.

‘‘Sentimento é de muita felicidade em levar o tênis de mesa para um patamar tão alto nos Jogos Olímpicos. Mas logo em seguida já vem o sentimento de ‘vamos para o título’. Sei que ainda tenho dois jogos, ganhando ou perdendo, então tenho que manter o foco. Hoje o jogo foi mais cedo, então vou aproveitar, digerir essa classificação à semifinal e me preparar para a partida de amanhã. Estou muito feliz, por todos que me apoiam e por todos no ginásio que me mandaram energia e pelo carinho de sempre’’, comemorou Hugo Calderano, ao Sportv.
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por CBTM (@cbtm)


‘‘Já joguei algumas vezes contra os dois. São adversários perigosos, com estilos de jogo diferentes. Eles ainda jogam. Vou assistir a partida para me preparar para o próximo jogo que será muito difícil'', explicou o brasileiro, que continuou falando sobre a tão sonhada medalha olímpica.

‘‘A medalha é o grande objetivo em qualquer Jogos Olímpicos para mim. Lembro que quando perdi nas oitavas de final em Tóquio fiquei muito triste e chateado por algumas horas e depois já estava pensando em voltar aos treinos e como fazer para ser melhor em Paris. Isso é resultado de muito trabalho diário, de muito sacrifício. Não digo sofrimento pois escolhi fazer isso e gosto. Mas tudo vale a pena e agora vou buscar a medalha, e quem sabe este título.’’, finalizou.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por CBTM (@cbtm)


Retrospecto contra os possíveis adversários


De olho em seu próximo compromisso, Hugo Calderano não terá vida fácil, mesmo enfrentando adversários com um ranking abaixo do seu. Caso enfrente o sueco Truls Moregard, 26º do ranking mundial, o brasileiro precisará desempatar o histórico do confronto.

Até agora, foram dois duelos contra o jovem mesa-tenista que bateu o atual líder do ranking mundial Wang Chuqin na França, com uma vitória para cada lado. No último duelo, no WTT Champions, em 2024, vitória do brasileiro por 3 sets a 1.

Se o adversário for o egípcio Omar Assar, 22º do mundo, vantagem de Hugo. Em dois jogos, duas vitórias. O último confronto foi em 2023, pelo WTT Champions: 3 sets a 2.



O JOGO


Na mesa para o jogo mais importante da carreira, Hugo Calderano não poderia ter um início melhor no duelo contra o sul-coreano Jang Woo-jin. Ao contrário do desafio anterior, o brasileiro contava com o apoio de grande parte da torcida presente na Arena 4 Paris Sul. Assim, o primeiro set não demorou a ser definido pelo número seis do ranking mundial: 11 a 4.

O adversário deu um pouco mais de trabalho no segundo set e até teve a liderança no início do game. No terceiro ponto, Hugo emplacou uma sequência de quatro pontos, mas Woo-jin logo igualou. Mas Calderano mais uma vez não deu chances ao oponente e fechou o segundo set com a parcial de 11 a 7.

Dominante na mesa, o atleta brasileiro não dava indícios que permitiria a classificação de seu adversário e o terceiro set também não pareceu um grande desafio. Com a parcial de 11 a 5, três a zero para o Brasil.

Precisando de apenas mais um set para fazer história em Paris, Calderano viu o sul-coreano indo para o tudo ou nada. Mas nada foi o suficiente para parar o ídolo brasileiro. Hugo fechou o jogo com 11 a 6 e garantiu sua vaga na semifinal.




COMUNICAÇÃO CBTM
Atendimento à imprensa: Nelson Ayres – Fato&Ação Comunicação - nelson@fatoeacao.com
Redação - Textos e Mídias Sociais: Nelson Ayres, André Soares, Luis Miguel Ferreira, Henrique Porto, Paulo Rocha e Beatriz Cunha (estagiária)

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?