Paris 2024 - Valeu, Hugo! Brasileiro encerra a melhor participação do tênis de mesa brasileiro em Jogos Olímpicos na quarta colocação
Número seis do ranking mundial foi o primeiro mesa-tenista não-asiático ou não-europeu entre os quatro melhores mesa-tenistas da competição
Foto: Alexandre Loureiro/COB
Por Comunicação CBTM
Hugo Calderano fez história nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Após superar sua própria marca, o brasileiro encerrou a melhor campanha do tênis de mesa brasileiro na competição da França na quarta colocação do individual masculino.
A marca ganha ainda mais peso por ser a primeira vez que um atleta não-asiático ou não-europeu chega nesta fase dos Jogos Olímpicos. Na disputa pela medalha de bronze, realizada neste domingo (4), revés para o francês Félix Lebrun, quinto do ranking mundial: 4 sets a 0, com parciais de 6/11, 10/12, 7/11 e 6/11.
‘‘Conseguir uma medalha é o meu grande objetivo há muitos anos, desde que comecei a jogar tênis de mesa. Essa decepção toda mostra o esforço. Sempre coloco o tênis de mesa como centro da minha vida e todas as escolhas que faço são pelo tênis de mesa. Moro longe da minha família, treino sete dias por semana e vale a pena pois esses momentos são lindos de se viver. Vou ficar decepcionado por dias, semanas, meses, mas com certeza vou voltar e tentar de novo. Não tem outra alternativa.’’, explicou Hugo ao Sportv, que continuou.
‘’Ainda tenho muito tempo pela frente e continuo a evoluir, constantemente. Podem ter certeza que vou continuar. Obrigado a todo mundo pela torcida de sempre.’’
‘‘É muito gratificante ver o nosso tênis de mesa crescendo, muita gente acompanhando nosso esporte. Fico muito feliz com isso. espero que eu e toda equipe consigamos continuar o tênis de mesa brasileiro no alto.’’, finalizou.
O Tênis de Mesa brasileiro volta a ter compromissos em Paris já nesta segunda-feira (5), no torneio por equipes. Às 10h (horário de Brasília), a equipe masculina formada por Hugo Calderano, Vitor Ishiy e Guilherme Teodoro encara a equipe de Portugal nas oitavas de final.
Já a equipe feminina, que conta com Bruna Takahashi, Giulia Takahashi e Bruna Alexandre, enfrenta a equipe da Coreia do Sul, às 15h, pela mesma fase.
Hugo Calderano no duelo contra Félix Lebrun - Foto: ITTF World
O JOGO
Como esperado, o duelo valendo a medalha de bronze começou equilibrado. Contando com o apoio da maior parte da torcida presente, Félix Lebrun levou a melhor abrindo vantagem com 11 a 6.
Hugo voltou para o segundo set com um jogo mais agressivo e igualou mais as ações na mesa. Após ter 5 pontos na frente no placar, o francês viu o brasileiro empatar o duelo em 9 a 9 e teve o set point. Mas foi o mesa-tenista da casa que aumentou a diferença no placar. Lebrun emplacou uma sequência de pontos e abriu 2 sets a 0.
Já na terceira parte do jogo, Hugo conseguiu ficar à frente do placar e abriu 5 a 2, mas Lebrun estava em um dia iluminado. Bem, o francês conseguiu a virada para 7 a 6 e o brasileiro pediu tempo. A parada não foi o suficiente para interromper o ímpeto de Lebrun, que mais uma vez garantiu a sequência de pontos, fechando o set por 11 a 7.
Mas o dia era mesmo de Félix. Fazendo um jogo praticamente perfeito, o francês aproveitou as oportunidades e assim garantiu a medalha de bronze: 11 a 6.
COMUNICAÇÃO CBTM
Atendimento à imprensa: Nelson Ayres – Fato&Ação Comunicação -
nelson@fatoeacao.com
Redação - Textos e Mídias Sociais: Nelson Ayres, André Soares, Luis Miguel Ferreira, Henrique Porto, Paulo Rocha e Beatriz Cunha (estagiária)