A apresentação da proposta foi conduzida pela Prof.ª Dr.ª Taisa Belli. Foto: Luis Miguel Ferreira/CBTM
Por UniTM
No último dia 14, ocorreu uma reunião para apresentar uma proposta de ampliação da atuação da Universidade do Tênis de Mesa, de maneira a atender todos os países das Américas. O encontro contou com a confirmação de 26 países das Américas, o que representa 70% de todos os países filiados à ITTF nas Américas.
A reunião foi liderada pelo Dr. Alaor Azevedo, presidente da CBTM e vice-presidente da ITTF, e a apresentação da proposta foi conduzida pela Prof.ª Dr.ª Taisa Belli, docente da Unicamp, membro do Comitê Científico da CBTM e atual presidente do Comitê Científico e Médico da ITTF. Pelo Brasil, a reunião contou ainda com a participação de Edimilson Pinheiro, presidente do Comitê Paralímpico da ITTF, e de Camila Cardoso e Larissa Casline, que atuam na Universidade do Tênis de Mesa.
"Em maio, tive a oportunidade de concluir o Curso Avançado em Gestão Esportiva (CAGE-IOB-COB) e apresentar um plano de negócios para a Universidade do Tênis de Mesa (UniTM). Esta reunião foi uma oportunidade incrível de dar os primeiros passos na implementação desse plano, ou seja, oferecer os cursos da UniTM para todos os países das Américas. A UniTM é uma referência nas Américas, sendo a única área educacional que apresenta um programa próprio para o desenvolvimento de treinadores, alinhado com conceitos modernos e robustos internacionalmente, e em pleno funcionamento para a capacitação desses profissionais em todo o território nacional", relata Taisa Belli.
A proposta foi muito bem recebida pelos países que participaram da reunião, os quais aproveitaram o momento pós-reunião para elogiar e esclarecer suas dúvidas. Os próximos passos incluem o oferecimento gratuito do curso Tênis de Mesa na Escola (nos idiomas em inglês e espanhol) para um representante de cada país, a fim de que os países possam vivenciar como ocorrem os cursos da UniTM e também para a área obter feedback dos países para avançar na adaptação cultural dos cursos.
"Acredito que os conhecimentos, competências e reflexões promovidos pelos cursos da UniTM podem lapidar o trabalho de treinadores e treinadoras ao redor do continente e deixar um legado bastante promissor para o Tênis de Mesa das Américas", relata Taisa Belli.