Notícia

Paris 2024 - Cátia Oliveira e Joyce Oliveira garantem a primeira medalha do Tênis de Mesa brasileiro nos Jogos Paralímpicos da França

Dupla bateu equipe egípcia e busca vaga na grande final nesta quinta-feira (30)

Cátia Oliveira e Joyce Oliveira comemoram vitória em Paris - Foto: Silvio Avila/CPB

Por Comunicação CBTM

29/08/2024 18h00


O Tênis de Mesa brasileiro garantiu sua primeira medalha nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Nesta quinta-feira (29), Cátia Oliveira e Joyce Oliveira foram à mesa para disputar as quartas de final no torneio de duplas WD5 e venceram o primeiro compromisso na França. 

Enfrentando Fawzia Elshamy e Ola Soliman, do Egito, vitória das mesa-tenistas brasileiras por 3 sets a 0, com parciais de 11/1, 11/7 e 11/4. 

Em busca da vaga na grande final, Catia e Joyce voltam à mesa já nesta sexta-feira (30), às 7h (horário de Brasília). Elas enfrentam as sul-coreanas Seo Su Leon e Yoon Jiyu. 

''Queremos agradecer por todo apoio e torcida. Garantimos a medalha de bronze, mas ainda não acabou. Vamos enfrentar a dupla da Coreia do Sul e estamos bem preparadas para este duelo. Vamos trabalhar para ir à grande final.'', exclamou a dupla.
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por CBTM (@cbtm)


Três duplas avançam às quartas 

Além da medalha garantida, outras três duplas superaram seus adversários e avançaram às quartas de final na França. Na MD18, Luiz Filipe Manara e Cláudio Massad bateram a dupla número 1 do ranking, Jorge Cardona e Ander Cerpas, da Espanha: de virada, 3 sets a 1, com parciais de 9/11, 11/9, 11/9 e 11/6. 

A dupla volta a jogar também nesta sexta-feira, às 12h, para enfrentar a dupla francesa formada por Mateo Boheas e Thomas Bouvais. 

''Fizemos um grande jogo e estamos preparados para os Jogos Paralímpicos. Vamos manter os pés no chão e manter o foco e a nosso preparação para o próximo confronto.'', explicou Massad.


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por CBTM (@cbtm)


Pela categoria XD17, nosso país colocou duas duplas a uma vitória da medalha. Enquanto Bruna Alexandre e Paulo Salmin superaram Jonas Hansson e Anja Handen, da Suécia por 3 sets a 0 (11/1, 11/4 e 11/8, Danielle Rauen e Luiz Filipe Manara bateram Iwabuchi Koyo e Omono Yuri, do Japão, por 3 sets a 1 (11/9, 7/11, 11/7 e 11/6).

''Tivemos um desafio difícil contra a dupla do Japão, mas já sabíamos que seria assim. Conseguimos a vitória e agora é descansar e preparar para jogarmos as quartas de final.'', garantiu Manara.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por CBTM (@cbtm)


As duplas brasileiras disputam o duelo das quartas de final nesta sexta-feira, respectivamente, às 5h e às 6h, para enfrentarem Karolina Pek e Piotr Gruizen, da Polônia, e Viktor Didukh e Irena Skynkarova, da Ucrânia. 

O Brasil ainda conta com estreias de duas duplas em Paris neste segundo dia de jogos. Às 9h, Bruna Alexandre e Danielle Rauen jogam as quartas de final da XD17 contra Maryna Lytovchenko e Irena Shynkarova, da Ucrânia. Já às 13h, Paulo Salmin e Israel Stroh duelam contra Paul Karabardak e Billy Shilton, dupla da Grã-bretanha. 

''Foi um dia super produtivo para nossa dupla. Conseguimos vencer a Suécia nas oitavas. Fizemos uma preparação muito boa no Brasil e aqui na França também. Gostaríamos de agradecer pela torcida.'', disse Bruna Alexandre.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por CBTM (@cbtm)


Três duplas brasileiras superadas  

 Além das vitórias brasileiras, três duplas se despediram dos jogos em duelos contra equipes chinesas. Na WD5, Carla Maia e Marliane Santos foram superadas por Liu King e Xue Juan, da China: 3 sets a 0, com parciais de 5/11, 4/11 e 2/11.  

''Fizemos uma estratégia antes da partida e colocamos na mesa. Estamos saindo com orgulho do que fizemos. Nos entregamos, mas as adversárias eram realmente as favoritas. Tênis de Mesa é definido nos detalhes e hoje não foi o nosso dia'', disse Carla Maia.

 Na WD20, Jennyfer Parinos e Sophia Kelmer enfrentaram Hou Chunxiao e Xiong Guiyan. Com parciais de 1/11, 5/11 e 7/11, revés por 3 sets a 0. Já no torneio de duplas XD7, Cátia Oliveira e Lucas Arabian também foram derrotados, mas por 3 sets a 1 (7/11, 77/1, 3/11 e 7/11). 

 COMUNICAÇÃO CBTM 
Atendimento à imprensa: Henrique Porto – Fato & Ação – henrique@fatoeacao.com 
Textos e Mídias Sociais: Henrique Porto, André Soares, Luis Miguel Ferreira, Paulo Rocha, Felipe Berardi, Giulia Albuquerque e Beatriz Cunha 

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?