Paris 2024 – Bruna Alexandre garante medalha no individual e Brasil iguala melhor campanha do tênis de mesa em Jogos Paralímpicos
Delegação presente em Paris já soma quatro medalhas, número conquistado nos Jogos Paralímpicos do Rio, em 2016
Bruna Alexandre garantiu sua sexta medalha em Jogos Paralímpicos na carreira - Foto: Alexandre Schneider/CPB
Por Comunicação CBTM
Bruna Alexandre garantiu a primeira medalha do Tênis de Mesa brasileiro no torneio individual dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Nesta segunda-feira (2), a maior medalhista paralímpica do Tênis de Mesa brasileiro foi à mesa para disputar as quartas de final da classe 10 e conquistou seu lugar no pódio.
Na mesa, contra Anja Handen, mesa-tenista número 9 do mundo, que representa a Suécia, triunfo por 3 sets a 1, com parciais de 11/4, 11/2, 6/11 e 11/4.
No jogo valendo vaga na grande final, a número 3 do ranking mundial enfrenta a líder do ranking mundial: Qian Yang, da Austrália. O duelo acontece nesta terça-feira (3), às 8h45 (horário de Brasília).
‘‘Fiz um bom começo de jogo, mas o duelo foi ficando apertado. Mesmo assim consegui superar as dificuldades e virar o jogo. Estou muito feliz em estar em mais uma semifinal dos Jogos Paralímpicos e agora é pensar no próximo desafio.’’, comemorou Bruna Alexandre.
Dois brasileiros avançam às quartas
Além da medalha garantida, a delegação brasileira ainda garantiu mais dois mesa-tenistas nas quartas de final do torneio individual na França. Thiago Gomes e Evellyn Santos venceram seus desafios e se juntaram a Joyce Oliveira e Sophia Kelmer na luta por uma vaga nas semifinais.
Número 33 do ranking, Evellyn foi à mesa para desafiar Ng Mui Wui, de Hong Kong. No duelo contra a número 6 do ranking mundial, vitória por 3 sets a 0, com parciais de 11/4, 11/8 e 11/9.
Nas quartas de final, a brasileira terá mais um grande desafio contra uma atleta asiática. Nesta terça-feira, às 14h15, Evellyn enfrenta a japonesa número 4 do ranking mundial: Wada Natsuki.
‘‘Queria agradecer aos que torceram por mim. Consegui vencer a adversária de Hong Kong e estou muito feliz. Amanhã já temos mais um jogo, desta vez contra o Japão. Vamos para cima em busca dessa classificação’’, disse Evellyn.
Já Thiago deixou o egípcio Abdalla Abdelrahman pelo caminho. No duelo contra o número 44 do ranking, triunfo do número 25 do mundo por 3 sets a 0, com parciais de 11/8, 11/4 e 11/6.
O brasileiro volta à mesa apenas na quarta-feira (4) para enfrentar o sul-coreano Kim Gi Tae, atual campeão mundial e número 3 do mundo.
‘‘Fiz minha estreia aqui em Paris e consegui uma vitória por 3 sets a 0. Estava nervoso, tenso e o braço estava pesado. Mas as coisas correram da melhor forma possível. Próximo duelo será contra o sul-coreano Kim Gi Tae, atual campeão mundial. Será um duelo difícil, mas confio no trabalho que a gente vem realizando.’’, disse Thiago.
Brasileiros ficam pelo caminho
Além das classificações, o Brasil ainda teve cinco baixas nesta segunda-feira nos Jogos Paralímpicos de Paris. Pela classe 5, Lucas Arabian bateu o nigeriano, número nove do mundo, Bolawa Akingbemisilu nas oitavas, mas foi superado por 3 sets a 0 pelo número quatro do ranking: Mitar Palikuća, da Sérvia.
Nas classes 1-2, Carla Maia, atual quatro do ranking da classe 1, encarou Chilchitparyak Bootwansirina, da Thailândia, 7ª da classe 2, pelas oitavas de final e foi superada por 3 sets a 0.
Pela classe 7, Paulo Salmin e Israel Stroh também se despediram nas oitavas de final com derrotas para o sueco Jonas Hansson, 9° do ranking, e o egípcio Youssef Sayed, 6º do ranking: 3 sets a 1 e 3 sets a 0. Já pela classe 10, Claudio Massad enfrentou o líder do ranking mundial, o polonês Patrik Chojnowski e sofreu um revés por 3 sets a 0.
Mais desafios brasileiros em Paris
Além dos duelos definidos nesta segunda-feira, nosso país terá mais quatro compromissos nesta terça-feira. Às 5h (horário de Brasília), Danielle Rauen (6ª) vai à mesa para enfrentar a croata Mirjana Lucic (12ª) pelas oitavas de final da classe 9.
No mesmo horário e pela mesma classe, Jennyfer Parinos (10ª) busca sua vaga nas quartas de final contra Iryna Shynkarova (13ª), da Ucrânia. Um pouco mais tarde, às 8h, Sophia Kelmer (7ª) busca seu lugar no pódio da classe 7, jogando as quartas de final contra a chinesa Huang Wenjuan, vice-líder do ranking mundial.
Já Cátia Oliveira, número quatro do ranking da classe 2, enfrenta a líder do ranking da classe 1, Dorota Buclaw, da Polônia, pelas quartas de final, às 12h45.
Acompanhe em tempo real clicando aqui
COMUNICAÇÃO CBTM
Atendimento à imprensa: Henrique Porto – Fato & Ação – henrique@fatoeacao.com
Textos e Mídias Sociais: Henrique Porto, André Soares, Luis Miguel Ferreira, Paulo Rocha, Felipe Berardi, Giulia Albuquerque e Beatriz Cunha