Carlos Eduardo Moraes em ação no Aberto do Brasil - Foto: Mauricio Val/Fvimagem.com/CBTM/@mauriciovalkite
Por Comunicação CBTM
A renovação é fundamental no esporte e a comissão técnica brasileira aposta na nova geração do tênis de mesa paralímpico para trazer medalhas e somar experiências durante a Copa Tango, na Argentina, que será realizada de 11 a 13 de outubro, em Buenos Aires.
O evento na capital argentina é um Fator 20 e conta pontos para o ranking rumo ao Campeonato Mundial da Tailândia 2026. A escolha por uma equipe mais jovem foi explicada por Daniel Peterossi, técnico principal da seleção brasileira paralímpica: “A próxima geração vem com tudo para o próximo ciclo, já fizeram um grande Aberto do Brasil e isso representa a força deles.”
Dos 14 atletas que vão disputar a Copa Tango, 10 deles possuem menos de 25 anos. São eles: Lucas Carvalho, Lethícia Lacerda, Carlos Eduardo Moraes, Karina Becker, Allana Maschio, Gabriel Antunes, Maycon Oliveira, Jean Mashki, Nicole Ferreira e Ryan Santos.
Carlos Eduardo Moraes vem de um grande Aberto do Brasil, evento realizado em São Paulo nesta semana, onde conquistou três medalhas de ouro, no individual, nas duplas masculinas e nas duplas mistas. E entre os 10 da nova geração que vão disputar o torneio argentino, oito venceram, pelo menos, uma medalha.
Apenas Ryan Santos, 15 anos, e Nicole Santos, 19 anos, dois dos mais jovens da equipe brasileira, não medalharam no Aberto do Brasil, mas vão ganhar rodagem com o evento na Argentina. “Nossa expectativa é muito alta, temos uma celeiro de talentos. Estamos muito felizes com o trabalho da seleção brasileira e de todo o apoio dado pela CBTM”, completou Daniel Peterossi, técnico principal da seleção paralímpica.
Mas os jovens estarão bem acompanhados, afinal quatro atletas mais experientes também foram convocados para a Copa Tango. Fábio Silva, Aline Ferreira e Thais Severo já passaram dos 30 anos, são bem mais experientes e chegam à Argentina com medalhas conquistas no Aberto do Brasil. Sem falar no mais veterano de todos, Ecildo Oliveira, que já passou dos 60 anos e segue jogando em alto nível, o que só comprova a longevidade esportiva dentro do tênis de mesa paralímpico.
Entre os mais experientes, Fábio Silva conquistou três ouros em São Paulo: individual, duplas masculinas e duplas mistas. No ano passado, o Brasil se despediu da edição de 20 anos da Copa Tango com 17 medalhas, sendo sete de ouro, três pratas e 7 de bronze.
Confira todos os convocados para a Copa Tango 2024:
Fábio Souza da Silva
Lucas dos Santos Carvalho
Carlos Eduardo Freire de Moraes
Ecildo Lopes De Oliveira
Aline Menezes Ferreira
Karina Bezerra Becker Aloise Moura
Allana Maschio
Gabriel De Oliveira Antunes
Maycon Antônio de Oliveira
Jean Carlos de Souza Mashki
Lethicia Rodrigues Lacerda
Nicole Ferreira Rodrigues dos Santos
Ryan Victor Saldanha Santos
Thais Fraga Severo
Sobre a CBTM
A CBTM (Confederação Brasileira de Tênis de Mesa) é responsável pela gestão e organização do tênis de mesa no Brasil. Presidida por Alaor Azevedo, a entidade tem como principal objetivo tornar o esporte nacional uma referência, fortalecendo suas federações filiadas e investindo nas categorias de base para propagação da modalidade. A CBTM é filiada à Table Tennis Federations (ITTF), à ITTF Américas, à Confederação Sul-Americana de Tênis de Mesa (CSATM) em âmbito internacional e ao Comitê Olímpico do Brasil (COB) e Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) em âmbito nacional. Por toda a sua construção e organização, a CBTM tem supremacia nas Américas, sendo uma das principais forças mundiais no esporte olímpico e paralímpico.
Assessoria de Imprensa | Esporte & Negócio
www.esporteenegocio.com.br - (11) 5083-8845
João Fraga - (11) 99282-4020 - joao@esporteenegocio.com.br
Christian McCardell – (11) 94698-8699 - chris@esporteenegocio.com.br
Carlos Alessandro – (11) 98293-4224 - carlos@esporteenegocio.com.br
Guto Francischini – (11) 98437-6545 - guto@esporteenegocio.com.br