Duplas do Brasil avançam às semifinais e já garantem medalhas no Pan-Americano de El Salvador
Giulia Takahashi e Laura Watanabe, no feminino, e Vitor Ishy e Guilherme Teodoro já têm o bronze, mas vão em busca do ouro
Laura Watanabe e Giulia Takahashi no Pan de El Salvador - Foto: ITTF Americas
Por Comunicação CBTM
Nesta terça-feira (15), as duplas femininas e masculinas do Brasil venceram suas respectivas partidas válidas pelas quartas de final e estão nas semifinais do Campeonato Pan-Americano de tênis de mesa, que está sendo realizado em São Salvador, capital de El Salvador. Como não há disputa de 3º lugar, as duas duplas já garantiram o bronze, mas vão jogar por mais.
Primeiro, Vitor Ishiy (78º no ranking mundial de simples) e Guilherme Teodoro (173º), cabeças de chave 1, venceram a dupla do Equador, formada por Alberto Mino e Diego Piguave, cabeças de chave 13. O placar foi de 3 sets a 1 para os brasileiros, com parciais de 11/8, 3/11, 11/3 e 16/14. Com o triunfo, a dupla masculina do Brasil se garantiu na semifinal, fase em que vão enfrentar os argentinos Horacio Cifuentes e Santiago Lorenzo, que são cabeças de chave 3. A partida semifinal está marcada para quarta-feira (16), mas ainda sem horário definido.
Logo depois, foi a vez da dupla feminina do Brasil entrar em ação. Giulia Takahashi (92ª do ranking mundial de simples) e Laura Watanabe (211ª), que são a dupla cabeça de chave número 1 no Pan-Americano, venceram as equatorianas Nathaly Paredes e Angelica Arellano, cabeças de chave 6, pelo placar de 3 sets a 1, parciais de 11/6, 11/2, 13/15 e 11/5. Na semifinal, que também será realizada na quarta-feira (16) e ainda sem hora definida, enfrentarão as mexicanas Cilo Barcenas e Arantxa Cossio Aceves, que entraram no Pan-Americano como a 3ª melhor dupla.
Sendo assim, o Brasil já garantiu, no mínimo, o bronze nas duplas femininas e masculinas. Assim como também já garantiu o bronze nas duplas mistas, com Hugo Calderano (6º do ranking mundial) e Bruna Takahashi (19ª). Hugo e Bruna vão enfrentar, ainda nesta terça-feira (15), por volta de 23h (horário de Brasília), os norte-americanos Jishan Liang e Amy Wang. Enquanto a dupla brasileira faz sua estreia jogando juntos em um torneio continental, a dupla dos Estados Unidos já tem mais experiência, sendo cabeça de chave 6. Hugo Calderano e Bruna são apenas a 18ª, mas possuem um certo favoritismo por causa do ranking individual alto.
E o Pan-Americano de El Salvador pode ter uma final inteiramente brasileira nas duplas mistas. Isso porque do outro lado da chave, Guilherme Teodoro e Giulia Takahashi também estão na semifinal e com o bronze garantido. Por uma vaga na final, a dupla brasileira, cabeça de chave 2, vai jogar diante de Nicolas Burgos e Paulina Vega, do Chile, que entraram no torneio como a 3ª melhor dupla. O jogo também será realizado hoje (15), por volta de 23h20 (de Brasília).
O Brasil ainda tem sete mesatenistas disputando a fase de oitavas de final nos dois gêneros e com enormes chances de também garantir medalhas. Mas o Campeonato Pan-Americano de tênis de mesa em El Salvador será disputado até o dia 20, e a competição por equipes ainda nem começou. O que também permite apontar que mais medalhas virão.