Hugo Calderano em ação durante o Pan-Americano de El Salvador - Foto: ITTF Americas
Por Comunicação CBTM
Fim do 5º dia de competições do Campeonato Pan-Americano de El Salvador, e o Brasil conquistou mais dois ouros na capital São Salvador, nesta quinta-feira (17). Hugo Calderano venceu na chave de simples e Giulia Takahashi e Laura Watanabe foram campeãs nas duplas. Sendo assim, já são três ouros conquistados, isso porque a mesma Giulia já tinha sido campeã nas duplas mistas ao lado de Guilherme Teodoro.
Além dos três ouros, os mesatenistas brasileiros também somam três pratas e três bronzes, liderando o quadro de medalhas do Pan-Americano de El Salvador, com destaque para Giulia Takahashi, que já conquistou dois ouros, um no individual e outro nas duplas femininas. O terceiro ouro brasileiro veio com Hugo Calderano.
Melhor mesatenista das Américas no ranking mundial, Hugo Calderano chegou como favorito em São Salvador, capital de El Salvador, e saiu com o título de campeão de simples do Campeonato Pan-Americano. O 6º do mundo não deu chances para o compatriota Vitor Ishiy e ficou com o ouro.
A partida teve duração de pouco mais de 34 minutos, com Hugo Calderano vencendo por 4 sets a 0, parciais de 11/5, 11/7, 11/8 e 11/9. Vitor Ishiy (78º do ranking mundial) sai com a prata e deve subir no ranking mundial da próxima semana.
Ainda na chave de simples masculina, Leonardo Iizuka (144º do ranking mundial) garantiu um bronze para o Brasil, o outro bronze ficou para o argentino Horacio Cifuentes (143º do ranking mundial).
Já na chave feminina, Bruna Takahashi (19ª do ranking) encarou e perdeu a final para Adriana Diaz, atleta de Porto Rico e 13ª do ranking mundial. Placar final de 4 sets a 1 (11/8, 14/12, 11/3, 5/11 e 11/7), e prata para o Brasil, que também teve o bronze de Giulia Takahashi (2ª). O outro bronze ficou com Amy Wang, dos Estados Unidos, atual 52ª do ranking.
Mas Giulia Takahashi, que já tinha sido ouro nas duplas mistas ao lado de Guilherme Teodoro, sagrou-se campeã nas duplas femininas. Em parceria com Laura Watanabe, Giulia venceu as chilenas Paulina Vega e Daniela Ortega, placar de 3 sets a 0, parciais de 13/11, 11/9 e 11/6. Completaram o pódio as duplas Clio Barcenas e Arantxa Cossio Aceves, do México, e Estela Crespo e Daniela Fonseca Carrazana, de Cuba.
O Campeonato Pan-Americano de El Salvador segue até o próximo domingo (20) com as disputas por equipes masculinas e femininas, sendo que o Brasil é cabeça de chave nos dois gêneros e só joga a partir das quartas de final.
A CBTM (Confederação Brasileira de Tênis de Mesa) é a entidade responsável pela gestão e organização do tênis de mesa no Brasil.
Atualmente, a Confederação Brasileira de Tênis de Mesa é presidida por Alaor Azevedo. O principal objetivo da entidade é tornar o esporte nacional uma referência, fortalecendo suas federações filiadas e investindo nas categorias de base para propagação da modalidade. A CBTM é filiada à Table Tennis Federations (ITTF), à ITTF Américas, à Confederação Sul-Americana de Tênis de Mesa (CSATM) em âmbito internacional e ao Comitê Olímpico do Brasil (COB) e Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) em âmbito nacional.
Por toda a sua construção e organização, a CBTM tem supremacia nas Américas, sendo uma das principais forças mundiais no esporte olímpico e paralímpico.
www.esporteenegocio.com.br - (11) 5083-8845
João Fraga - (11) 99282-4020 - joao@esporteenegocio.com.br
Christian McCardell – (11) 94698-8699 - chris@esporteenegocio.com.br
Carlos Alessandro – (11) 98293-4224 - carlos@esporteenegocio.com.br
Guto Francischini – (11) 98437-6545 - guto@esporteenegocio.com.br