Valterci Santos/AGIF/COB
Por Comunicação CBTM
Atleta do Brasil em três edições dos Jogos Olímpicos, Lígia Silva é mais uma embaixadora nos Jogos da Juventude Caixa 2024. A competição será realizada de 13 a 28 de novembro em João Pessoa, capital da Paraíba.
Referência no tênis de mesa brasileiro e ex-técnica da seleção brasileira da modalidade, Lígia é atualmente membro da Comissão de Atletas do Comitê Olímpico do Brasil (CACOB) e estará em João Pessoa para inspirar os jovens atletas brasileiros que, como ela, sonham em trilhar um longo caminho no esporte.
O time de embaixadores ainda tem Bia Souza (campeã olímpica no judô), Netinho Pontes (bronze no taekwondo) e Marcus D’Almeida (tiro com arco). Mais nomes de peso serão anunciados nos próximos dias para completar a equipe.
A principal função dos embaixadores é ter contato com os atletas, permitindo a troca de experiências com seus ídolos. Eles assistem competições, entregam medalhas e participam de bate-papos e ações educativas.
Lígia Silva foi atleta da seleção brasileira de tênis de mesa durante 21 anos, a maior parte deste tempo como a número 1 do país. Manaura, mas radicada em Santos (SP) desde os 17 anos, disputou três edições dos Jogos Olímpicos (2004, 2008 e 2012) e cinco dos Jogos Pan-Americanos, guardando com carinho a prata conquistada por equipes em Toronto 2015.
Primeira brasileira a disputar a chave de simples dos Jogos Olímpicos no feminino, estava também no Mundial de 2014, quando ajudou a colocar o Brasil de volta à elite do tênis de mesa por equipes. Depois de se aposentar da seleção, seguiu jogando por clubes e conquistando títulos. No ano passado, venceu uma etapa do TMB Chalenge Plus, circuito da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM), aos 42 anos.
Serão 1598 medalhas no total, sendo 499 de ouro, 499 de prata e 600 de bronze, todas distribuídas entre as 203 provas das 18 modalidades olímpicas individuais e coletivas em ação nos Jogos, que serão realizados em João Pessoa, na Paraíba, de 13 a 28 de novembro. Além delas, 63 troféus de primeiros, segundos e terceiros lugares serão entregues para os estados vencedores das modalidades coletivas e 90 medalhas comemorativas irão ser destinadas a homenageados, como autoridades, embaixadores e chefes de delegação.