Notícia

Vitor Motikawa e Gabrielle Pincerato são campeões individuais dos Jogos da Juventude 2024

Paraná ganha por equipes masculinas, enquanto Santa Catarina é ouro por equipes femininas e nas duplas mistas

Pódio do individual masculino de tênis de mesa dos Jogos da Juventude 2024 - Gabriel Heusi / COB

Por Comunicação CBTM

20/11/2024 22h00


A edição 2024 dos Jogos da Juventude reúne estudantes das 27 unidades federativas do Brasil – os 26 estados e o Distrito Federal, e o tênis de mesa não poderia ficar dessa festa. Com cinco disputas realizadas em João Pessoa, capital da Paraíba, os mais novos campeões já foram coroados.

No individual masculino, o ouro ficou com Vitor Motikawa, de São Paulo, com a prata para Bernardo da Maia, do Paraná, e os bronzes indo para João Moreira, de Pernambuco, e Guilherme Rodrigues, também do Paraná.

No feminino, Gabrielle Pinceratto, de São Paulo, foi a grande campeã no individual. A prata terminou com Isabela Paterno, de Santa Catarina, com os bronze indo para Laura de Souza, de Paraná, e Giovana Rabelo, de Santa Catarina.


Pódio feminino do individual do tênis de mesa nos Jogos da Juventus 2024 - Gabriel Heusi / COB

Por equipes masculinas, o ouro ficou com a equipe do Paraná, formada por Guilherme Rodrigues e Bernardo da Maia. A prata ficou com Pernambuco, com a dupla formada João Moreira e Lorenzo Florêncio. Já o bronze foi conquistado pelo Rio Grande do Sul, com Artur Cândido e Davi Manthey, e pelo São Paulo, com a dupla Gabriel Ruiz e Vitor Motikawa.

Na competição por equipes femininas, Santa Catarina foi campeão, então ouro para Giovana Rabelo e Isabela Paterno. Maria Victória e Maria dos Santos, do Ceará, ficaram com a prata. Bronzes para o Paraná (Emanuelli Rocha e Laura Souza) e Pernambuco (Ianne Silva e Yasmim Ramalho). 

Finalizando o quadro de medalhas do tênis de mesa dos Jogos Escolares, Laura de Souza e Guilherme Rodrigues, do Paraná, foram os campeões na disputa das duplas mistas. Maria Freitas e Pedro Lima, do Ceará, ficaram a prata. Os bronzes foram conquistados por Isadora Stello e Leonardo Kurokawa, do Mato Grosso do Sul, e Gabrielle Pinceratto e Gabriel Ruiz, de São Paulo.

Embaixadora

Atleta do Brasil em três edições dos Jogos Olímpicos, Lígia Silva é mais uma embaixadora nos Jogos da Juventude 2024 e responsável por entregar as medalhas para os jovens mesatenistas. 

Lígia Silva foi atleta da seleção brasileira de tênis de mesa durante 21 anos, a maior parte deste tempo como a número 1 do país. Manaura, mas radicada em Santos (SP) desde os 17 anos, disputou três edições dos Jogos Olímpicos (2004, 2008 e 2012) e cinco dos Jogos Pan-Americanos, guardando com carinho a prata conquistada por equipes em Toronto 2015.

Primeira brasileira a disputar a chave de simples dos Jogos Olímpicos no feminino, estava também no Mundial de 2014, quando ajudou a colocar o Brasil de volta à elite do tênis de mesa por equipes. Depois de se aposentar da seleção, seguiu jogando por clubes e conquistando títulos. No ano passado, venceu uma etapa do TMB Chalenge Plus, circuito da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM), aos 42 anos.

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?