Vitor Motikawa e Gabrielle Pincerato são campeões individuais dos Jogos da Juventude 2024
Paraná ganha por equipes masculinas, enquanto Santa Catarina é ouro por equipes femininas e nas duplas mistas
Pódio do individual masculino de tênis de mesa dos Jogos da Juventude 2024 - Gabriel Heusi / COB
Por Comunicação CBTM
A edição 2024 dos Jogos da Juventude reúne estudantes das 27 unidades federativas do Brasil – os 26 estados e o Distrito Federal, e o tênis de mesa não poderia ficar dessa festa. Com cinco disputas realizadas em João Pessoa, capital da Paraíba, os mais novos campeões já foram coroados.
No individual masculino, o ouro ficou com Vitor Motikawa, de São Paulo, com a prata para Bernardo da Maia, do Paraná, e os bronzes indo para João Moreira, de Pernambuco, e Guilherme Rodrigues, também do Paraná.
No feminino, Gabrielle Pinceratto, de São Paulo, foi a grande campeã no individual. A prata terminou com Isabela Paterno, de Santa Catarina, com os bronze indo para Laura de Souza, de Paraná, e Giovana Rabelo, de Santa Catarina.
Pódio feminino do individual do tênis de mesa nos Jogos da Juventus 2024 - Gabriel Heusi / COB
Por equipes masculinas, o ouro ficou com a equipe do Paraná, formada por Guilherme Rodrigues e Bernardo da Maia. A prata ficou com Pernambuco, com a dupla formada João Moreira e Lorenzo Florêncio. Já o bronze foi conquistado pelo Rio Grande do Sul, com Artur Cândido e Davi Manthey, e pelo São Paulo, com a dupla Gabriel Ruiz e Vitor Motikawa.
Na competição por equipes femininas, Santa Catarina foi campeão, então ouro para Giovana Rabelo e Isabela Paterno. Maria Victória e Maria dos Santos, do Ceará, ficaram com a prata. Bronzes para o Paraná (Emanuelli Rocha e Laura Souza) e Pernambuco (Ianne Silva e Yasmim Ramalho).
Finalizando o quadro de medalhas do tênis de mesa dos Jogos Escolares, Laura de Souza e Guilherme Rodrigues, do Paraná, foram os campeões na disputa das duplas mistas. Maria Freitas e Pedro Lima, do Ceará, ficaram a prata. Os bronzes foram conquistados por Isadora Stello e Leonardo Kurokawa, do Mato Grosso do Sul, e Gabrielle Pinceratto e Gabriel Ruiz, de São Paulo.
Embaixadora
Atleta do Brasil em três edições dos Jogos Olímpicos, Lígia Silva é mais uma embaixadora nos Jogos da Juventude 2024 e responsável por entregar as medalhas para os jovens mesatenistas.
Lígia Silva foi atleta da seleção brasileira de tênis de mesa durante 21 anos, a maior parte deste tempo como a número 1 do país. Manaura, mas radicada em Santos (SP) desde os 17 anos, disputou três edições dos Jogos Olímpicos (2004, 2008 e 2012) e cinco dos Jogos Pan-Americanos, guardando com carinho a prata conquistada por equipes em Toronto 2015.
Primeira brasileira a disputar a chave de simples dos Jogos Olímpicos no feminino, estava também no Mundial de 2014, quando ajudou a colocar o Brasil de volta à elite do tênis de mesa por equipes. Depois de se aposentar da seleção, seguiu jogando por clubes e conquistando títulos. No ano passado, venceu uma etapa do TMB Chalenge Plus, circuito da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM), aos 42 anos.