Notícia

Brasília sedia evento com detecção de talentos, classificação funcional e torneio distrital

Crianças e jovens, das categorias paralímpicas e olímpicas, passaram por treinos intensivos

Divulgação - FTMDF

Por Comunicação CBTM

21/11/2024 19h00


De 15 a 17 de novembro,no Núcleo Bandeirantes, Brasília, em uma parceria da CBTM e da Federação de Tênis de Mesa do Distrito Federal, foi realizado um evento para a detecção de jovens talentos, classificação funcional e um torneio de base. Daniel Peterossi, treinador da seleção paralímpica de tênis de mesa foi o responsável por conduzir os trabalhos.

"A ação de detecção de talentos contou com a participação de crianças e jovens, majoritariamente das categorias paralímpicas e olímpicas. Durante os três dias de atividades, foram realizados três períodos de treinos intensivos e um dia destinado à competição. Os atletas foram avaliados em aspectos técnicos, físicos, mentais e comportamentais, além de elementos sociais e recreativos. O evento destacou-se pela promoção da inclusão e pela identificação de potenciais futuros talentos para o esporte", disse Daniel Peterossi.

Os participantes foram analisados em diversos aspectos. Mentalmente, na capacidade de concentração e resiliência. Quanto ao comportamento, analisando a disciplina e atitude frente aos desafios. Na coordenação motora, precisão de movimentos, controle corporal, força e agilidade, destacando a potência e a velocidade de execução.



Também foi analisado a capacidade de solucionar problemas, se adaptar à situações inesperadas durante o jogo, além dos mais variados fundamentos do tênis de mesa, como postura, golpes e táticas. Sem deixar de lado, é claro, o espírito competitivo e esportivo, bem como a interação com colegas e treinadores.

Para Aloísio Alves de Lima Jr. , presidente da FTMDF, o evento foi um sucesso e um marco para o Distrito Federal. "É algo fundamental para nós um evento como este. Vamos tentar manter isso no calendário, porque temos grandes expectativas com o desporto escolar, focando na nova geração. Temos material humano muito bom e queremos expandir a base precisa de mais talentos. E nós não tínhamos feito nenhum evento sub 9 e sub 11. Mas realizamos com sucesso e, cada vez mais, vamos crescer a base olímpica e paralímpica", disse Aloisio Lima.

O evento, certamente, identificou jovens promissores que demonstraram alto potencial para representar o Brasil em competições futuras. Mas é preciso um companhamento contínuo, reforçar o treinamento regional, melhorando a estruturação de centros de treinamento nas regiões dos atletas para aprimoramento de suas habilidades e fortalecer as iniciativas paralímpicas.

Junto à detecção de talentos, foi também realizado a classificação funcional de 22 atletas, sendo que 18 foram considerados elegíveis para atuar no tênis de mesa paralímpico. "A CBTM sediar um detecção de talentos no DF é miuto significativo para nossa região. Dois classificadores funcionais vieram até aqui e conseguimos filiar mais três clubes paralímpicos. Começamos o ano com seis clubes e vamos fechar o ano com 11", completa Aloisio Lima.

Em paralelo também foi realizado o 6º TMB Distrital, com participantes da comunidade de tênis de mesa de todo o DF e os participantes da detecção de talentos e da classificação funcional. No total foram 80 atletas, sendo 26 paralímpicos, com 72 sendo medalhados.

"A participação e o engajamento do público foram significativos, com um ótimo suporte às competições e uma demonstração clara de que o tênis de mesa é um esporte acessível e capaz de unir pessoas de diferentes origens e habilidades. Este evento não só proporcionou momentos de entretenimento e competição, mas também cumpriu seu papel social de promover o esporte para todos, criando uma base sólida para o futuro do tênis de mesa em nosso país", concluiu o presidente da FTMDF.

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Seleções
Seleção Olímpíca
Seleção Paralímpica
Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?