Pódio olímpico do Troféu Eficiência - Cleberson Silva - CBTM
Por Comunicação CBTM
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) presta uma homenagem póstuma a Cleberson Fernando da Silva, dando seu nome ao Troféu Eficiência, que premiou os clubes com melhor desempenho durante o TMB Platinum - Campeonato Brasileiro de Tênis de Mesa, realizado em Chapecó, Santa Catarina, de 6 a 15 de dezembro.
No Troféu Eficiência Cleberson Silva, o primeiro lugar entre clubes olímpicos ficou com a Associação Cultural Nipo Brasileira de São Caetano do Sul/Bunka, de São Paulo, que conquistou dois ouros, três pratas e dois bronzes, somando 6.000 pontos. O segundo lugar foi para a Chapecoense, de Santa Catarina, que conquistou uma prata e três bronzes, totalizando 4.900 pontos. Fechando o pódio, Santo André/ADSA, de São Paulo, ficou no 3º lugar, com uma prata e cinco bronzes, somando 3.300 pontos.
Na disputa entre clubes paralímpicos, o primeiro lugar do Troféu Eficiência - Cleberson Silva foi para Associação dos Deficientes Físicos - ADFEGO, de Goiás, que teve um ouro, quatro pratas e quatro bronzes, totalizando 6.500 pontos. A Sociedade Recreativa Mampituba/FME Criciúma, de Santa Catarina, ficou no segundo lugar, com cinco pratas e quatro bronzes, somando 6.000 pontos. completando o pódio, o SESI/Instituto MatosTT/Lorena, de São Paulo, conquistou quatro ouros e um bronze, terminando com 5.700 pontos.
Cleberson Silva, cuja vida foi tragicamente interrompida no acidente aéreo envolvendo a delegação da Chapecoense em 2016, dedicou décadas ao tênis de mesa, primeiro como atleta e posteriormente como técnico e vice-presidente da Federação Catarinense de Tênis de Mesa. Ele trabalhou incansavelmente pela evolução do esporte e foi um dos principais responsáveis por trazer o Campeonato Brasileiro para Chapecó em 2016.
Sua ligação com o tênis de mesa começou na infância e ao longo dos anos, ele não só competiu como também treinou inúmeros atletas. Sua dedicação e paixão pelo esporte são lembradas e celebradas por todos que o conheceram.
Vilmar Schindler, atual vice-presidente e recém eleito presidente da CBTM, era bem próximo de Cleberson. “Eu conheci o Cleberson com cerca de 13, 15 anos. Tivemos uma trajetória conjunta no tênis de mesa. Eu como dirigente, ele como atleta. Depois eu continuei como dirigente e o Cleberson como técnico. Até que chegou um dia que eu convidei ele para ser meu vice-presidente na Federação Catarinense Tênis de Mesa. Fizemos dois mandatos juntos, e ele queria fazer um Campeonato Brasileiro em Chapecó e assim o fez em 2016”, comentou.
A homenagem da CBTM é mais do que justa e necessária, reconhecendo a contribuição inestimável de Cleberson para o desenvolvimento do tênis de mesa. “Me despedi dele ainda trabalhando na realização do Campeonato Brasileiro de 2016. Cleberson saiu para essa viagem trágica e nunca mais nos vimos. Fizemos um troféu em homenagem a ele e também gravamos seu nome em todas as premiações deste Brasileiro realizado agora em 2024. Nós tínhamos muitos projetos e planos juntos que foram interrompidos. Então, nada mais justo do que essa homenagem para ele. Cleberson está eternizado para sempre na história do tênis de mesa”, finalizou Vilmar Schindler.
O Troféu Eficiência Cleberson Silva é um símbolo de excelência e inspiração, perpetuando a memória de um homem que tanto fez pelo esporte de Chapecó e do Brasil. Sua vida, marcada pela dedicação e paixão pelo tênis de mesa, continua a ser uma fonte de inspiração para todos.