Notícia

Troféu Eficiência - Cleberson Silva: em memória, CBTM homenageia ícone do esporte de Chapecó

Jornalista, técnico de tênis de mesa e vice-presidente da Federação Catarinense de Tênis de Mesa, Cleberson Silva faleceu no fatídico acidente da Chapecoense em 2016

Pódio olímpico do Troféu Eficiência - Cleberson Silva - CBTM

Por Comunicação CBTM

15/12/2024 23h00


A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) presta uma homenagem póstuma a Cleberson Fernando da Silva, dando seu nome ao Troféu Eficiência, que premiou os clubes com melhor desempenho durante o TMB Platinum - Campeonato Brasileiro de Tênis de Mesa, realizado em Chapecó, Santa Catarina, de 6 a 15 de dezembro.

No Troféu Eficiência Cleberson Silva, o primeiro lugar entre clubes olímpicos ficou com a Associação Cultural Nipo Brasileira de São Caetano do Sul/Bunka, de São Paulo, que conquistou dois ouros, três pratas e dois bronzes, somando 6.000 pontos. O segundo lugar foi para a Chapecoense, de Santa Catarina, que conquistou uma prata e três bronzes, totalizando 4.900 pontos. Fechando o pódio, Santo André/ADSA, de São Paulo, ficou no 3º lugar, com uma prata e cinco bronzes, somando 3.300 pontos.

Na disputa entre clubes paralímpicos, o primeiro lugar do Troféu Eficiência - Cleberson Silva foi para Associação dos Deficientes Físicos - ADFEGO, de Goiás, que teve um ouro, quatro pratas e quatro bronzes, totalizando 6.500 pontos. A Sociedade Recreativa Mampituba/FME Criciúma, de Santa Catarina, ficou no segundo lugar, com cinco pratas e quatro bronzes, somando 6.000 pontos. completando o pódio, o SESI/Instituto MatosTT/Lorena, de São Paulo, conquistou quatro ouros e um bronze, terminando com 5.700 pontos.

Eterno

Cleberson Silva, cuja vida foi tragicamente interrompida no acidente aéreo envolvendo a delegação da Chapecoense em 2016, dedicou décadas ao tênis de mesa, primeiro como atleta e posteriormente como técnico e vice-presidente da Federação Catarinense de Tênis de Mesa. Ele trabalhou incansavelmente pela evolução do esporte e foi um dos principais responsáveis por trazer o Campeonato Brasileiro para Chapecó em 2016.

Sua ligação com o tênis de mesa começou na infância e ao longo dos anos, ele não só competiu como também treinou inúmeros atletas. Sua dedicação e paixão pelo esporte são lembradas e celebradas por todos que o conheceram.

Vilmar Schindler, atual vice-presidente e recém eleito presidente da CBTM, era bem próximo de Cleberson. “Eu conheci o Cleberson com cerca de 13, 15 anos. Tivemos uma trajetória conjunta no tênis de mesa. Eu como dirigente, ele como atleta. Depois eu continuei como dirigente e o Cleberson como técnico. Até que chegou um dia que eu convidei ele para ser meu vice-presidente na Federação Catarinense Tênis de Mesa. Fizemos dois mandatos juntos, e ele queria fazer um Campeonato Brasileiro em Chapecó e assim o fez em 2016”, comentou.

A homenagem da CBTM é mais do que justa e necessária, reconhecendo a contribuição inestimável de Cleberson para o desenvolvimento do tênis de mesa. “Me despedi dele ainda trabalhando na realização do Campeonato Brasileiro de 2016. Cleberson saiu para essa viagem trágica e nunca mais nos vimos. Fizemos um troféu em homenagem a ele e também gravamos seu nome em todas as premiações deste Brasileiro realizado agora em 2024. Nós tínhamos muitos projetos e planos juntos que foram interrompidos. Então, nada mais justo do que essa homenagem para ele. Cleberson está eternizado para sempre na história do tênis de mesa”, finalizou Vilmar Schindler.

O Troféu Eficiência Cleberson Silva é um símbolo de excelência e inspiração, perpetuando a memória de um homem que tanto fez pelo esporte de Chapecó e do Brasil. Sua vida, marcada pela dedicação e paixão pelo tênis de mesa, continua a ser uma fonte de inspiração para todos.

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?