Israel Júnior em ação na Seletiva 2025 - Foto: Mauricio Val/Fvimagem.com/CBTM/@mauriciovalkite
Por Comunicação CBTM
"Foi de repente." Assim, Israel Júnior, de Oeiras, no Piauí, descreve como descobriu o tênis de mesa. O jovem talento brasileiro, recentemente, sagrou-se campeão do Sub-13 na Seletiva 2025, realizada em São Paulo. Consequentemente, ganhou o direito de representar o Brasil no Campeonato Sul-Americano Sub-13, marcado para 24 de março em Cuenca, no Equador. Ele é o primeiro atleta piauiense a defender a seleção brasileira de tênis de mesa.
"As expectativas estão altas demais", disse o garoto de 12 anos, que teve o primeiro contato com o tênis de mesa aos 7. Israel Júnior começou a se interessar pelo esporte ao ver seus amigos jogando. "Eu via o pessoal jogando, aí eu me senti atraído pelo esporte e fui treinando. Eu vi que tinha talento e continuei até hoje," conta ele. A descoberta de Israel pelo tênis de mesa foi repentina, mas sua trajetória não foi construída apenas de momentos repentinos.
"Ele começou a jogar na garagem da casa do Jânio Dias Oliveira, seu primeiro treinador. Ele é filho da empregada do Jânio, filho de mãe solteira. Começou tão pequeno, era o menor da turma, mas o talento já era nítido," relembra Jadelson Ribeiro, presidente da Federação de Tênis de Mesa do Piauí (FTMP).
"Eu o trouxe para fazer uma competição, uma apresentação aqui em Teresina e incentivei a se federar. Depois que ele começou a participar das etapas do Piauiense, aí o menino deslanchou, começou a jogar demais e a puxar também os outros lá do CT de Oeiras", complementa Jadelson.
Com muito esforço e dedicação, Israel se destacou em competições locais e regionais, tornando-se o número 1 do estado e campeão de todas as categorias dos Jogos Escolares do Piauí. "Hoje ele é um talento nato. Precisa de algumas correções, mas tem foco e sabe o que quer," afirma Jadelson.
Israel Júnior passou 30 dias treinando em uma das melhores academias de tênis de mesa em São Paulo, com os melhores atletas do país, no Team Mancini. "Melhorei minha movimentação, meu forehand tá com mais potência e o backhand também," diz ele, orgulhoso de sua evolução.
Embalado e em franca evolução, o jovem venceu a Seletiva Nacional e vai para sua primeira competição internacional. Mas suas origens estão no Piauí, estão em Oeiras, e pra lá ele voltou após a conquista. "Rapaz, foi muito bom voltar pra casa depois de quase 40 dias fora", disse Israel Júnior.
Recebido com honras na cidade natal, o garoto é uma estrela no Piauí, e sua história inspira muitos jovens atletas. "Quando não estou competindo e treinando, gosto de jogar beach tennis e conversar com meus amigos", diz Israel, que se prepara para ir à escola no período vespertino, mostrando que, apesar do sucesso, ele ainda é um garoto como qualquer outro.