Divulgação/CBTM
Por Comunicação CBTM
A semana que se encerra nesta sexta-feira (14) foi marcada por intensas avaliações físicas dos atletas do tênis de mesa paralímpico do Brasil, realizadas no Centro Paralímpico Brasileiro, em São Paulo. Felipe Alves, preparador físico, destacou a importância desses procedimentos: "A gente fez essa semana uma bateria de testes junto com o departamento de saúde do CPB. Então a gente realizou a parte de hemograma, realizou o DEXA, que é para avaliação de composição corporal, fizemos o eletrocardiograma e também fizemos a avaliação isocinética, que mede toda a questão de desequilíbrios musculares, de força, e ajuda bastante a gente a direcionar o trabalho."
Essas avaliações são cruciais não apenas para monitorar a saúde dos atletas, mas também para orientar o trabalho ao longo do ano. "Além de analisar a questão mesmo de como está a saúde dele, dos aspectos fisiológicos, biológicos, também ajuda a gente a direcionar o trabalho. Rever a composição corporal, a questão de VO2 máximo, o que nos ajuda a direcionar para o resto do ano. É como se fosse um ponto inicial para começar as atividades e poder fazer esse acompanhamento ao longo do ano," explicou Alves.
A preparação física e técnica é fundamental, especialmente considerando que os atletas da seleção brasileira irão disputar dois torneios importantes e participar de um training camp. Entre os dias 11 e 14 de março, os atletas competirão no ITTF World Para Future Costa Brava, na Espanha, um torneio internacional que conta pontos para o Ranking Mundial. Em seguida, de 15 a 25 de março, participarão de um training camp no Olympic Sport Center OPO COS Cetniewo, na Polônia, preparando-se para o ITTF World Para Challenger Wladyslawowo, que ocorrerá de 26 a 29 de março.
Esses eventos são oportunidades valiosas para os atletas aprimorarem suas habilidades e se destacarem no cenário internacional, reforçando a importância das avaliações físicas como base para um desempenho de alto nível.