Divulgação/CBTM
Por Comunicação CBTM
O Brasil vai com força máxima para a disputa da Copa Pan-Americana de tênis de mesa. Até dia 23 de fevereiro, em São Francisco, na Califórnia, seis mesatenistas brasileiros disputarão o torneio nas chaves principais. Bruna Takahashi, Vitor Ishiy, Giulia Takahashi e Eric Jouti já estavam previamente classificados, enquanto Leonardo Iizuka e Guilherme Teodoro venceram e passaram da fase qualificatória.
Nesta quarta-feira (19), Leonardo Iizuka (79º) e Guilherme Teodoro (120º) iniciaram suas campanhas na qualificatória, e venceram suas respectivas partidas, garantindo a presença na chave principal. Iizuka derrotou o canadense Laurent Vignneault (519º), pelo placar de 3 sets a 0: parciais de 11/5, 11/5 e 11/3.
Teodoro também enfrentou um canadense e também venceu. Diante de Zexuan Wang, sem ranking, o mesatenista brasileiro fez 3 a 0, com parciais de 11/4, 11/8 e 11/6.
Atual 25ª do ranking mundial, Bruna Takahashi retorna à competição após a conquista no ano passado. Ela e Giulia Takahashi (83ª) já estavam garantidas na chave principal do torneio feminino. Assim como Vitor Ishiy (51º) e Eric Jouti (117º), que também já estão na chave principal masculina da Copa Pan-Americana.
Todos os seis brasileiros na disputa da Copa Pan-Americana ainda não tiveram seus adversários definidos para o início das chaves principais.
A Copa Pan-Americana só possui dois torneios de simples, um masculino e um feminino. Não há disputas nas duplas, muito menos nas mistas.
Os campeões da Copa Pan-Americana vão somar 500 pontos para o ranking mundial. Cada um dos finalistas já garante 350 pontos. Os atletas que chegarem até às semifinais somam 175 pontos. As quartas de final garantem 90 pontos e as oitavas de final dão 10 pontos.