Notícia

CBTM é convidada para palestrar sobre a Universidade do Tênis de Mesa durante Summit da ITTF em Doha, no Catar

Convite evidencia a importância do trabalho realizado pela UniTM e traz merecido reconhecimento internacional para o projeto

Divulgação/CBTM

Por Comunicação CBTM

26/03/2025 15h02


A Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF) realizará em maio, em Doha, no Catar, o ITTF Summit 2025. E o evento será histórico para o tênis de mesa brasileiro. Isso porque a CBTM foi convidada para palestrar sobre a Universidade do Tênis de Mesa durante a sessão do departamento de Desenvolvimento da ITTF.

O objetivo da entidade é mostrar em detalhes o modelo de educação e formação dos treinadores, destacando os principais pontos, além do impacto que esse trabalho tem no desenvolvimento dos profissionais no país.

O foco da sessão será conhecer sobre as boas práticas de programas de desenvolvimento de treinadores(as) que têm sido feitas em cada um dos continentes, a fim da ITTF atualizar o seu próprio programa.

A oportunidade oferecida pela ITTF é um reconhecimento importante e internacional para o trabalho que vem sendo realizado pela UniTM há alguns anos, com papel fundamental na evolução da modalidade no Brasil.

"Foram muitos anos de luta para a Universidade do Tênis de Mesa ser reconhecida mundo afora, e esse momento chegou. Será uma oportunidade histórica para mostrar toda nossa capacidade e nosso trabalho. A UniTM tem sido fundamental para o desenvolvimento dos profissionais e da modalidade, e agora poderemos mostrar isso para o mundo em um dos eventos mais importantes do tênis de mesa mundial", disse Vilmar Schindler, presidente da CBTM.

A Universidade do Tênis de Mesa foi fundada em 2020, com o objetivo de abrigar um programa completo de capacitação para o desenvolvimento de treinadores, árbitros, gestores e todos os envolvidos no tênis de mesa brasileiro. Desde então, a iniciativa se tornou um grande sucesso.

Ao todo, já foram oferecidas 49 turmas do Programa de Desenvolvimento de Treinadores e Treinadoras, sendo 1219 técnicos(as) e formadores(as) atendidos. A UniTM também conta com cursos voltados para arbitragem, multidisciplinares, entre outros, totalizando mais de 2500 profissionais capacitados.

A iniciativa foi liderada por Taisa Belli, professora e líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Esportes de Raquete (GRIPER) da Unicamp (SP), presidente do Comitê Científico da CBTM e do Comitê de Ciência do Esporte e Médico da ITTF. Ela explica a importância do programa para a modalidade.

"A área educacional promove o desenvolvimento de todo um conjunto de profissionais, como treinadores, árbitros, gestores e classificadores funcionais, bem como dos pais dos atletas, que são imprescindíveis para o desenvolvimento dos jogadores desde a iniciação até o alto rendimento. Ter uma área educacional robusta e em funcionamento, sustentada em parcerias acadêmicas sólidas e reconhecida internacionalmente, é um dos pilares para o crescimento quantitativo, qualitativo e para o sucesso da modalidade", falou Taisa.

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Seleções
Seleção Olímpíca
Seleção Paralímpica
Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?