Divulgação/CBTM
Por Comunicação CBTM
A Universidade do Tênis de Mesa realizou no último sábado, 29, o encerramento de mais um importante curso de sua extensa grade: Preparação Física no Tênis de Mesa Paralímpico, em parceria com a Educação Paralímpica do Comitê Paralímpico Brasileiro. Contando os módulos online e presencial, foram 12 horas de muito aprendizado, divididas em seis dias, para os 39 alunos inscritos.
O responsável por ministrar o curso foi Felipe Claudiano Alves, pós-graduado em Treinamento de Força pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEFE-USP). Atualmente ele é o preparador físico da seleção paralímpica de tênis de mesa e também classificador funcional da Federação Internacional de Tênis de Mesa (nível 1).
O curso teve como objetivo entender o contexto da preparação física e aprender a aplicar os conceitos no treinamento de tênis de mesa. Nas aulas foram abordadas as especificidades das 11 classes paralímpicas na preparação física, avaliações e testes físicos utilizados, periodização da preparação física junto ao calendário competitivo e muito mais.
Os alunos também puderam acompanhar um pouco da rotina de preparação física dos atletas no módulo presencial, além da oportunidade de conhecer a academia do Centro de Treinamento do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). No local foi possível observar as adaptações necessárias para o treinamento.
O professor Felipe Alves ainda realizou atividades lúdicas, explicou trabalhos específicos para cada classe e mostrou novas tecnologias e adaptações utilizadas no tênis de mesa.
Camila Cardoso, líder de Ciência do Esporte da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) falou sobre a importância da realização de mais um curso específico da UniTM.
"É muito importante poder propiciar um curso específico para a preparação física do tênis de mesa. Tivemos alunos que já estão inseridos no trabalho com o tênis de mesa e também profissionais que adquiriram conhecimento para poder começar a trabalhar com os atletas. Ficamos felizes de poder propiciar a vivência específica do esporte com um profissional de excelência como o Felipe", falou.
A Universidade do Tênis de Mesa conta com uma extensa grade de cursos, sobre os mais variados temas. Para conferir, basta acessar o site https://unitm.cbtm.org.br/play/public.