Foto: Marcio Roberto/ CBTM
O fim de semana entre os dias 11 e 13 de abril vai ser de muito tênis de mesa pelo país. Isso porque serão realizadas mais três etapas da Copa Brasil, em São Paulo, Recife e Campo Grande, que tiveram mais de duas mil inscrições de atletas olímpicos e paralímpicos.
A maior delas acontecerá na capital paulista, no Centro de Treinamento Paralímpico, local que já recebeu diversas competições nacionais e internacionais. Com 994 inscrições, promete ser a que terá mais jogadores em ação.
E a lista de destaques garantidos no torneio é grande. Na categoria Absoluto A, estarão nomes como Allan Sarmento, atual campeão brasileiro e líder do ranking nacional, Sophia Kelmer, atleta paralímpica número 4 do mundo na classe 8, Claudio Massad, medalhista paralímpico em Paris 2024, entre outros.
A disputa paralímpica também contará com outros que conquistaram medalhas em Jogos Paralímpicos. São os casos de Cátia Oliveira e Joyce Oliveira (atual dupla número 1 do mundo na classe WD5), Iranildo Espindola, Guilherme Costa, Luiz Filipe Manara e Jennyfer Parinos. Mais um grande nome confirmado é Cadu Moraes, líder do ranking mundial nas duplas XD7 ao lado de Joyce Oliveira.
Etapas de Recife e Campo Grande
A capital pernambucana receberá o evento no Parque e Centro Esportivo Santos Dumont, em Boa Viagem. Ao todo, foram 602 inscrições.
O grande destaque é a presença de Valesca Maranhão, atual líder do ranking nacional no Absoluto A, mesma categoria de Tamyres Fukase. Além delas, também estarão presentes atletas com participações em Jogos Paralímpicos, como Ecildo Lopes.
Já em Campo Grande a etapa recebeu 445 inscrições de atletas que lutarão pelos primeiros lugares no Bosque Expo. Entre eles estão nomes como Rafael Watanabe e Lívia Lima, além de Guilherme Matos, esperança do tênis de mesa local.
Os atletas em ação na capital do Mato Grosso do Sul ainda terão um motivo especial para sonhar com as finais. Ao todo serão mais de R$ 5 mil distribuídos em premiações aos campeões e vices das categorias sub-15 (masculino e feminino), sub-19 (masculino e feminino), Absoluto A (masculino e feminino) e Veterano 40 Masculino.