Há exatos 64 anos, um brasileiro de 15 anos chocava o mundo e fazia história no tênis de mesa. O responsável? Ubiraci Rodrigues da Costa, mas pode chamar de Biriba. Com esse apelido carismático e muita categoria, ele eliminou o chinês Rong Guotan, então campeão mundial, na fase de 32 avos do mundial de 1961, justamente em Pequim, casa do rival.
O feito de Biriba causou espanto no cenário esportivo da época. Um menino do Brasil derrubando um chinês, dos maiores ídolos da modalidade no mundo. Um feito histórico, que o ex-jogador recorda com muito carinho até hoje.
"Um menino de 15 anos do Brasil derrota seu ídolo, em seu próprio país, com 15 mil torcedores torcendo para o chinês. Fiquei na história do tênis de mesa dos dois países e do mundo. A torcida chinesa me olhava como se fosse um jogador de futebol na saída do estádio", lembrou Biriba, que foi eliminado do Mundial na fase seguinte.
A vitória na China transformou Biriba em uma celebridade no Brasil. Ele passou a ser destaque em jornais e revistas famosos na época. Recebeu até um telegrama do presidente Jânio Quadros por conta de seu feito inesquecível.
Aos 79 anos, Biriba segue como uma das grandes referências do tênis de mesa brasileira. E manda um recado para os mais jovens, que querem seguir seu caminho dentro da modalidade.
"Tênis de mesa não significa somente vitórias, título e fama. Para mim, o mais importante foram as amizades, a sociabilização das crianças. Eu era tímido e me desenvolvi socialmente. Ter espírito competitivo, saber ganhar e perder, nos prepara para a vida. Um abraço a todos, principalmente para crianças e jovens que estão iniciando, e um agradecimento à CBTM, que sempre foi tão gentil comigo", disse ele, emocionado.
O dia 12 de abril sempre será histórico para o tênis de mesa brasileiro. Biriba merece ser reverenciado não apenas nesse dia, mas sempre, por tudo que fez pela modalidade no país.