Foto: ITTF
A Federação Internacional de Ténis de Mesa (ITTF) inaugurou, hoje oficialmente, o 17º Congresso de Ciências do Esporte da ITTF, no Hospital de Ortopedia e Medicina do Esporte Aspetar, marcando a primeira edição do Congresso desde 2019. O evento de dois dias reúne 240 delegados presencialmente e on-line de 31 Associações Membro de cinco continentes, destacando o crescente compromisso global com a prática baseada em evidências no tênis de mesa.
Na cerimônia de abertura, a Presidente da ITTF, Petra Sörling, deu as boas-vindas aos participantes e celebrou o retorno do Congresso após uma pausa de seis anos. "A ciência nunca foi tão importante para o nosso esporte," disse Sörling. "Unindo pesquisadores, clínicos, médicos e especialistas sob um mesmo teto, garantimos que o tênis de mesa não apenas continue mais rápido e global, mas também mais inteligente e saudável para cada atleta."
"Quero estender meus sinceros agradecimentos ao Comitê de Planejamento Científico e aos nossos parceiros do Aspetar, por nos receberem em uma instalação de classe mundial, a primeira do tipo no Oriente Médio," acrescentou ela.
A cerimônia de abertura também contou com a presença do CEO do Aspetar, Dr. Abdulaziz Jaham Alkuwari, e do Sr. Ali Sultan Al Muftah, Secretário-Geral Adjunto da Associação de Tênis de Mesa do Catar (QTTA), que deram as boas-vindas aos delegados em nome dos parceiros locais organizadores.
Dr. Abdulaziz Jaham Alkuwari comentou. "Estamos honrados em sediar o 17º Congresso de Ciências do Esporte da ITTF aqui em Doha, a capital do esporte. Servindo tanto como anfitrião deste prestigioso evento científico quanto como o provedor oficial de mídia para as Finais do Campeonato Mundial de Tênis de Mesa da ITTF Doha 2025, o Aspetar reafirma seu compromisso com o avanço da ciência do esporte, promovendo a saúde dos atletas e apoiando a comunidade esportiva global por meio de sua expertise e liderança".
Agenda científica expandida
O programa de 2025 é o mais abrangente da história do Congresso, apresentando:
- 42 resumos revisados por pares, escritos ou co-autores por mais de 100 pesquisadores em disciplinas que vão desde biomecânica e diagnóstico de lesões até e-sports, design de equipamentos, igualdade de gênero e tênis de mesa para deficientes.
- Um foco médico ampliado, com sessões plenárias completas sobre epidemiologia de lesões, reabilitação do ombro e medicina esportiva de viagem.
- Um terço dos palestrantes são mulheres, refletindo o esforço da ITTF para criar uma comunidade de tênis de mesa mais equitativa, representativa e voltada para o futuro.
Dra. Taisa Belli, Presidente do Comitê de Planejamento Científico e Presidente Interina do Comitê de Ciência do Esporte e Medicina da ITTF, elogiou a profundidade da programação: "Nosso objetivo era curar um programa multidisciplinar que respondesse a perguntas do mundo real enfrentadas diariamente por jogadores de tênis de mesa, treinadores e equipes médicas. A resposta da comunidade científica tem sido excepcional."
Impulsionando o desempenho antes dos grandes eventos
Realizado poucos dias antes das Finais do Campeonato Mundial de Tênis de Mesa da ITTF e a caminho de Los Angeles 2028, o Congresso destaca a estratégia da Federação de incorporar ciência de ponta em todos os níveis do esporte.
Ao longo dos dois dias, os delegados examinarão tópicos como monitoramento de carga de trabalho, otimização do sono durante viagens transoceânicas, sustentabilidade na ciência do esporte e análises de desempenho baseadas em dados. Resultados e recomendações do Congresso informarão futuros programas de desenvolvimento da ITTF e iniciativas de apoio aos jogadores.
Sobre o Congresso de Ciências do Esporte da ITTF
Realizado pela primeira vez em 1989, o Congresso de Ciências do Esporte da ITTF é a principal plataforma de intercâmbio de conhecimento para profissionais médicos, cientistas do esporte e treinadores dedicados ao tênis de mesa. A 17ª edição é co-organizada pela ITTF, QTTA e Aspetar, e acreditada pelo Ministério da Saúde Pública.