Notícia

Rio de Janeiro é escolhida como sede do Campeonato Mundial de Tênis de Mesa de 2029

Anúncio histórico foi realizado nesta terça-feira, 27, durante Assembleia Geral da ITTF, em Doha, no Catar

Foto: ITTF

27/05/2025 11h10


O Brasil alcançou mais um feito histórico no tênis de mesa. Nesta terça-feira, 27, durante a Assembleia Geral da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF), em Doha, no Catar, o Rio de Janeiro foi anunciado como a sede do Mundial da modalidade em 2029. 

Clique aqui e veja as fotos da Assembleia Geral da ITTF 

A capital carioca venceu a concorrência de Berlim, na Alemanha, a China, com a cidade indefinida, e San José, nos Estados Unidos, para garantir a realização da competição pela primeira vez na América Latina e evidenciar novamente o crescimento e a evolução do esporte no Brasil. 

O Rio de Janeiro liderou as três rodadas de votação e a eleição foi confirmada com a vitória sobre a China na última delas, por 131 votos a 68.

O Brasil foi representado na eleição por Vilmar Schindler, presidente da CBTM, Alaor Azevedo, assessor especial da CBTM e vice-presidente da ITTF, Edimilson Pinheiro, consultor técnico, Taísa Belli, presidente do Comitê Científico da ITTF, e Paulo Roberto Conde, responsável pela Comunicação da CBTM. 

A apresentação para a Assembleia Geral da ITTF foi feita na segunda-feira, e recebeu inúmeros elogios. Com cerca de 12 minutos de duração, os gestores puderam ter uma "imersão" na cultura carioca e ainda viram depoimentos do prefeito do Rio, Eduardo Paes, do presidente do Comitê Olímpico do Brasil, Marco La Porta, e do astro brasileiro Hugo Calderano.

"Realizaremos o maior Campeonato Mundial de todos os tempos. O Brasil tem desbravado fronteiras no tênis de mesa, graças a um trabalho muito sério da CBTM, dos treinadores, dos atletas e de toda a comunidade do esporte no país. O Rio estará de braços abertos para receber o mundo mais uma vez", afirmou Vilmar Schindler.

"Pela primeira vez, o Campeonato Mundial de tênis de mesa virá para as Américas. E tinha que ser para a Cidade Maravilhosa, para a nossa capital olímpica. Agradecemos a confiança da ITTF e da comunidade internacional do tênis de mesa. Faremos um campeonato inesquecível", disse Alaor Azevedo.

A escolha do Rio de Janeiro como sede do Mundial de 2029 coroa o trabalho que vem sendo realizado pela CBTM para a evolução e o crescimento do tênis de mesa no Brasil. 

Além dos resultados históricos dos atletas nas competições olímpicas e paralímpicas, o país tem se consolidado como uma potência da modalidade também fora das mesas com organização, estrutura, investimento e, agora, com a missão de receber a maior e mais importante competição do cenário internacional.

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?