Foto: ITTF
O Brasil alcançou mais um feito histórico no tênis de mesa. Nesta terça-feira, 27, durante a Assembleia Geral da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF), em Doha, no Catar, o Rio de Janeiro foi anunciado como a sede do Mundial da modalidade em 2029.
Clique aqui e veja as fotos da Assembleia Geral da ITTF
A capital carioca venceu a concorrência de Berlim, na Alemanha, a China, com a cidade indefinida, e San José, nos Estados Unidos, para garantir a realização da competição pela primeira vez na América Latina e evidenciar novamente o crescimento e a evolução do esporte no Brasil.
O Rio de Janeiro liderou as três rodadas de votação e a eleição foi confirmada com a vitória sobre a China na última delas, por 131 votos a 68.
O Brasil foi representado na eleição por Vilmar Schindler, presidente da CBTM, Alaor Azevedo, assessor especial da CBTM e vice-presidente da ITTF, Edimilson Pinheiro, consultor técnico, Taísa Belli, presidente do Comitê Científico da ITTF, e Paulo Roberto Conde, responsável pela Comunicação da CBTM.
A apresentação para a Assembleia Geral da ITTF foi feita na segunda-feira, e recebeu inúmeros elogios. Com cerca de 12 minutos de duração, os gestores puderam ter uma "imersão" na cultura carioca e ainda viram depoimentos do prefeito do Rio, Eduardo Paes, do presidente do Comitê Olímpico do Brasil, Marco La Porta, e do astro brasileiro Hugo Calderano.
"Realizaremos o maior Campeonato Mundial de todos os tempos. O Brasil tem desbravado fronteiras no tênis de mesa, graças a um trabalho muito sério da CBTM, dos treinadores, dos atletas e de toda a comunidade do esporte no país. O Rio estará de braços abertos para receber o mundo mais uma vez", afirmou Vilmar Schindler.
"Pela primeira vez, o Campeonato Mundial de tênis de mesa virá para as Américas. E tinha que ser para a Cidade Maravilhosa, para a nossa capital olímpica. Agradecemos a confiança da ITTF e da comunidade internacional do tênis de mesa. Faremos um campeonato inesquecível", disse Alaor Azevedo.
A escolha do Rio de Janeiro como sede do Mundial de 2029 coroa o trabalho que vem sendo realizado pela CBTM para a evolução e o crescimento do tênis de mesa no Brasil.
Além dos resultados históricos dos atletas nas competições olímpicas e paralímpicas, o país tem se consolidado como uma potência da modalidade também fora das mesas com organização, estrutura, investimento e, agora, com a missão de receber a maior e mais importante competição do cenário internacional.