Notícia

Três Coroas-RS recebe seletiva do Classic Table Tennis World Cup Brazil 2026

Jorge Fanck e Humberto Schimdt, do tênis de mesa, prestigiaram o ping-pong

16/06/2025 18h10


No último final de semana, nos dias 14 e 15 de junho, foi realizada, no Ginásio Municipal de Três Coroas, no Rio Grande do Sul, uma seletiva para a Classic Table Tennis World Cup Brazil 2026. 

O evento esportivo internacional de ping-pong Clássico terá sede no Brasil, em janeiro do ano que vem, contemplando as modalidades Wood (madeira), Sandpaper (lixa) e Hardbat (borracha pino curto sem esponja). O evento tem caráter amador e o principal objetivo é confraternização entre atletas de diversos países.

Primeiro professor de Jorge Fanck, técnico da Seleção Brasileira Feminina Olímpica, Albair Camargo, o Bita, celebrou a realização e o apoio da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM).

"Fiquei muito feliz com a declaração da CBTM da chancela dos atletas de tênis de mesa a participarem do mundial de ping-pong clássico. Esse é um grande passo para a evolução técnica do ping-pong e, ao mesmo tempo, serve de base para acelerar a massificação do tênis de mesa. Eu, particularmente, que tenho na família praticantes de ambos os esportes (a carteira do meu avô é o documento oficial da fundação da FGPP em 1920 e meu pai a partir de 1968  fomentou o tênis de mesa no RS), vejo isso como um exemplo de união e um novo patamar de crescimento do Brasil, que hoje já está no topo do mundo com a Bruna e, claro, com Hugo, que é um fenômeno mundial", disse Camargo, que completou exaltando a tradição do esporte.

"As raquetes utilizadas nestas competições são similares aos materiais usados desde o início da modalidade, avançando conforme a sua evolução. Proporcionar este tipo de evento com participação dos mesa-tenistas da atualidade eleva as chances de ganharmos títulos, devido ao nível técnico excelente, e também é uma forma de resgatar a memória, desenvolvendo o lado histórico cultural do esporte", finalizou.

A Federação Gaúcha de Pingue Pongue (FGPP) completou 105 anos em 2025 e possui mais de 750 atletas filiados praticantes de ping-pong com raquetes de madeira. Ela realiza campeonato estadual no Rio Grande do Sul, na modalidade de equipes (trios), com cerca de 250 participantes mensalmente, auxiliando na captação de atletas, como porta de entrada para o tênis de mesa.

"A atual gestão da FGPP incentiva a todos os nossos filiados a praticarem o tênis de mesa, ação que gerou diversos atletas ingressando em competições da CBTM a partir deste ano", disse Cesar Fonseca, presidente da FGPP.

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Seleções
Seleção Olímpíca
Seleção Paralímpica
Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?