Foto: WTT
Segundo comunicado do próprio atleta, divulgado há pouco, Hugo Calderano não poderá disputar o WTT Grand Smash Estados Unidos devido a um impedimento burocrático para entrada no país.
Como tem cidadania portuguesa, Hugo costuma apenas informar sua entrada nos Estados Unidos por meio do Sistema Eletrônico para Autorização de Viagem (ESTA, em inglês), já que os países da União Europeia fazem parte do Programa de Isenção de Visto. Diante do prazo maior do que o habitual para confirmação por parte das autoridades estadunidenses, Hugo entrou em contato com a Alfândega e Proteção de Fronteiras (CPB) e, então, foi informado de que não estava mais elegível para a dispensa de visto por ter ido a Cuba, em 2023, para a disputa do Campeonato Pan-Americano e do evento de qualificação para os Jogos Olímpicos de Paris-2024, eventos organizados pela Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF).
A CBTM lamenta o ocorrido, espera que o episódio não comprometa a trajetória do atleta e segue sempre à disposição dos mesa-tenistas brasileiros para auxiliar em casos como este.