Foto: Divulgação/SOGIPA
Nesta semana, o tênis de mesa da Sociedade de Ginástica de Porto Alegre (SOGIPA) conquistou uma vitória importantíssima - e não foi competindo! Pela primeira vez, a modalidade passa a compor o Projeto Olímpico do clube.
Agora o tênis de mesa da SOGIPA está lado a lado com modalidades de imensa tradição no clube, como o judô, por exemplo, que conta com sete medalhas olímpicas na sua história, e o atletismo, com medalhas mundiais e participações olímpicas.
O que é o Projeto Olímpico da SOGIPA
O Projeto Olímpico da SOGIPA é um projeto de fomento a modalidades olímpicas de destaque no clube por meio do apoio da Lei Federal de Incentivo e Esporte, com a captação de 1% do Imposto de Renda de empresas. A SOGIPA conta com várias empresas patrocinadoras deste projeto e, com a verba arrecadada, investe em esportes que têm atletas com potencial para participar de Jogos Olímpicos, provendo a eles um subsídio financeiro relevante.
Com esta verba, o atleta pode comprar material esportivo, investir em viagens para torneios nacionais e internacionais e outros investimentos. O Projeto Olímpico também pode contratar um treinador para estes atletas. No caso do tênis de mesa, o contratado foi Jorge Fanck, que também é técnico da Seleção Brasileira.
Fazendo parte do Projeto Olímpico da SOGIPA, a modalidade agraciada ainda pode contratar atletas de fora do país, mas o tênis de mesa do clube resolveu investir em atletas brasileiras, com as contratações de Victoria Strassburger e Sofia Kano, além de três atletas para a equipe Juvenil e Juventude, para dividir a verba e serem sparring das meninas no treinamento.
"Isso é para muitos poucos. E eu volto a repetir, a gente é muito agradecido a CBTM porque o começo disso foi alavancado, teve participação da CBTM quando equipou o nosso CT. O CT hoje que a gente trocou de lugar, hoje estamos num CT melhor, maior, com mais espaço, mais condições, em área nobre do clube e inclusive agora no fim de semana passada durante a Copa Brasil aqui, a diretoria vai nos dar mais um espaço, é um salão que tem duro do lado do nosso CT, nós vamos emendar ele porque a gente hoje está com 160 alunos matriculados e tem fila de gente esperando, a gente não tem mais espaço, então a gente está crescendo muito e isso é o que eu digo, volta a dizer, lá no começo nós tivemos esta ajuda muito importante estratégica da CBTM", celebrou o diretor de tênis de mesa da SOGIPA, João Irigoyen.
Após três ciclos olímpicos de tentativas, com o crescimento da modalidade - com destaque para a projeção da Victoria Strassburger, que tem grande potencial para participar da próxima Olimpíada -, a SOGIPA incluiu o tênis de mesa no Projeto Olímpico. Neste projeto, também é usada a verba do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC). Hoje, o tênis de mesa feminino é líder do ranking feminino no CBC.
Com mais recursos para investir no tênis de mesa, a SOGIPA já adiquiriu piso novo, mesas novas, bolinhas e raquetes. Agora, foi contratado um segundo treinador para além de Fanck, auxiliando-o nos treinamentos e sendo seu substituto em ausência por viagens. A CBTM também foi fundamental neste processo de evolução, com o envio de material do legado olímpico - piso, mesa, separador.
"O clube apesar de dificuldades, sempre colaborou para o nosso crescimento. Não só o clube, como a CBTM apoiou o meu crescimento como treinador e fez a SOGIPA perceber o quanto poderíamos crescer se olhasse com mais carinho para o tênis de mesa. O Projeto Olímpico já existe há anos e temos modalidades que são referência mundial, como judô, com diversas medalhas olímpicas, atletismo com medalhas mundiais e participações olímpicas, além de vários outros esportes. Foram anos de trabalho e gerações de atletas que bateram na trave para entrar no Projeto. Com o trabalho desenvolvido com a Vicky (Victoria Strassburger), não só ela cresceu, como eu evoluí, a SOGIPA evoluiu e todos os parceiros de treinamento também começaram a acreditar. A atleta Sofia Kano, de São Paulo, acreditou no nosso trabalho, se mudou para o Rio Grande do Sul e também agregou ainda mais valor ao tênis de mesa da SOGIPA. Com todo esse crescimento, hoje temos um departamento maravilhoso, mais de 160 alunos, atletas focados em busca grandes objetivos e o tênis de mesa dentro do Projeto Olímpico", disse Jorge Fanck em suas redes sociais.