À luz dos elementos trazidos em reportagem do portal UOL, a Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) publicou Nota Oficial com os seguintes esclarecimentos:
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) informa que o cargo de assessor especial, que não é estatutário, foi criado em janeiro de 2023, quando da última remodelação da estrutura de governança e do organograma da entidade.
Entre suas atribuições estão o apoio às funções técnicas e de desenvolvimento da entidade nos seus aspectos estratégicos, o suporte à diretoria esportiva e ao CEO e assessoria e gerenciamento de contratos, convênios e projetos da entidade, entre outros.
A outorga de poderes através de procuração, para finalidades bancárias, é uma praxe administrativa da CBTM e não retira, em hipótese alguma, os poderes do presidente e vice-presidente, que continuam podendo exercê-los a qualquer tempo.
Procurações dessa natureza auxiliam a continuidade das atividades administrativas da entidade, mesmo em situações adversas, permitindo que a CBTM funcione mesmo na ausência dos titulares dos poderes.
Cabe ressaltar, ainda, que o assessor especial não é o único a possuir procuração. Atualmente, a Gerência Geral de Administração e Finanças também detém o instrumento, em procedimento adotado pela CBTM com caráter meramente prático, tendo em vista que a sede da entidade e as agências bancárias estão no Rio de Janeiro, a procuração facilita a gestão administrativa e financeira do dia a dia, sem que seja necessário deslocamentos constantes do presidente e do vice-presidente, que residem em outros estados e podem estar ausentes por motivos de viagens ou outros compromissos.
Por fim, cumpre ressaltar a existência do cargo de assessor especial, assim como todos os demais da estrutura de governança da CBTM, respeita integralmente os dispositivos previstos no artigo 18-A da Lei Pelé, visto que o cargo não é estatutário, como já supracitado, e não prevê qualquer possibilidade de que os mandatários sejam alçados aos cargos de presidente ou vice - qualquer seja a forma ou razão.