Foto: Mariana Sá/CBTM
Neste sábado, 1, o tênis de mesa deu mais um importante passo no processo de popularização da modalidade. A primeira edição do Circuito CLUNI de Tênis de Mesa reuniu 120 jogadores de sete diferentes clubes do Rio de Janeiro, competindo em dez categorias. O Clube Naval Piraquê foi o grande vencedor, com seis medalhas de ouro (confira todos os vencedores abaixo).
Clique aqui e confira fotos do torneio!
O Clube Militar, no Jardim Botânico, foi o local escolhido para receber a competição. E, com uma estrutura do mais alto nível para os jogadores, o que se viu foi uma grande integração entre os atletas das agremiações e ótimas partidas nas mesas.
O torneio foi realizado a partir de uma parceria entre a Associação Clubes Unidos (CLUNI) e a Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM). A primeira edição contou com as participações de Jockey Clube Brasileiro, Clube dos Caiçaras, Clube Militar, Leme Tênis Clube, Clube Naval Piraquê, AABB e Clube Monte Líbano. Nas próximas etapas, em 2026, a expectativa é que vários outros clubes também façam parte.
Assessor Especial da CBTM, Alaor Azevedo falou sobre a satisfação de conseguir realizar a competição, que ajuda no projeto de massificação do tênis de mesa.
"Esse era um sonho da CBTM, de colocar o tênis de mesa nos clubes da Zona Sul e da Lagoa no Rio de Janeiro. Hoje é um dia histórico, isso está se realizando. Imaginávamos um torneio menor, mas tivemos 121 inscrições. Isso porque limitamos as inscrições, se fosse aberto, teríamos mais de 300. São números magníficos. É muito importante para ter mais espaços para as pessoas praticarem tênis de mesa. Com esses clubes, vamos ter mais opções de práticas e mais chances de detecção de talentos", disse.
George Neder, presidente do CLUNI, exaltou o apoio da CBTM e falou sobre os planos de crescimento do projeto.
"Tivemos um apoio muito grande da CBTM, sabíamos que seria decisivo para conseguirmos realizar um evento de alto nível como estamos fazendo. Esse apoio é a qualidade que a gente precisava para entregar um evento com excelência. É fundamental começar muito bem um projeto, que tem uma pretensão muito grande, de expandir até para outros esportes. Queremos que a partir do ano que vem seja muito maior. Estamos mostrando que é possível", falou.
Quem também prestigiou o evento foi Lucas Carvalho, presidente da Federação de Tênis de Mesa do Estado do Rio de Janeiro.
"Uma competição como essa é muito importante para o Rio de Janeiro. O tenis de mesa vai explodir ainda mais com essa competição, é muito importante para a massificação. O torneio está sensacional, um número muito grande de atletas. O evento está sendo um sucesso. É um motivo de muito orgulho a Federação estar apoiando esse projeto. Podemos melhorar o esporte como um todo", analisou.

Confira os finalistas de cada categoria:
Sub-11
Masculino
1º - Victor Mosca - Monte Líbano
2º - Eduardo Viana - Clube Caiçaras
Feminino
1ª - Alice Mariani - Clube Militar
2ª - Manuela Palmeira - Jockey Clube
Sub-15
Masculino
1º - Caio Pessoa - Clube Naval Piraquê
2º - Antonio Hermeto - Jockey Clube
Feminino
1ª - Valentina Rewicz - Clube Naval Piraquê
2ª - Laura Gabbay - Jockey Clube
Sub-21
Masculino
1º - Bernardo Santos - Clube Naval Piraquê
2º - Pedro Martins - Jockey Clube
Feminino
1ª - Isabela Taborda - Clube Naval Piraquê
2ª - Natalia Penna - Clube Militar
Adulto
Masculino
1º - André Schneider - Clube Naval Piraquê
2º - Gustavo Guimarães - Jockey Clube
Feminino
1ª - Fernanda Fernandes - Clube Militar
2ª - Isabel Belém - Clube Caiçaras
Veterano
Masculino
1º - Fabiano Santos - Clube Naval Piraquê
2º - Flavio Santos - Clube Naval Piraquê
Feminino
1ª - Renata Carvalho - Jockey Clube
2ª - Cristina Verta - Clube Militar