Notícia

Pais e filhos em ação: Circuito CLUNI reúne famílias representando clubes no tênis de mesa

Primeira edição contou com 120 atletas de sete agremiações diferentes do Rio de Janeiro

Foto: Mariana Sá/CBTM

03/11/2025 15h00


O tênis de mesa é um esporte familiar. E a primeira edição do Circuito CLUNI da modalidade, realizada no último sábado, 1, no Clube Militar do Rio de Janeiro, foi mais uma prova disso. Entre os jogadores de sete diferentes clubes da cidade, pais, mães, filhos e familiares tiveram a oportunidade de desfrutar juntos de um dia diferente. 

Foi o caso de Mariana Lustosa, que representou o Jockey Clube Brasileiro na categoria veterano. Entre um jogo e outro, corria para outra mesa apoiar o filho Lucas, de nove anos, participante do sub-11. Uma experiência marcante para a família, que ainda tem o pai e marido, Rodrigo, como "treinador" durante as partidas.

"Estou adorando! A gente adora esporte, poder compartilhar o campeonato com meu filho, vendo ele focado, ganhando, participando, está sendo muito bom. Fiquei encantada com o espaço e a organização aqui", disse ela. 

A família Lustosa também é um exemplo de como cada vez mais as pessoas estão se aproximando do tênis de mesa. Oriundos do tênis, eles se dizem apaixonados pela nova modalidade. 

"É um esporte democrático, joga criança, adulto, idoso, é um esporte que agrega muito. A gente joga tênis no clube, e lá tem uma sala de jogos, começamos a jogar o tênis de mesa, fomos ficando viciados. Meu filho joga todos os dias, o dia inteiro, acabou virando uma paixão nossa", contou ela, que aprovou a experiencia de pela primeira vez enfrentar representantes de outros clubes. 

"É nossa primeira competição externa. É ótimo conhecer gente nova, que está ligada ao esporte, à saúde, isso é muito bom", completou. 

Na primeira edição do Circuito CLUNI, 120 atletas competiram em dez diferentes categorias. E o torneio foi considerado um sucesso, não só pelas disputas nas mesas.

"É um momento propício para investir no tênis de mesa. Temos um grande campeão hoje (Hugo Calderano). É fundamental divulgar, investir, participar. Um atleta meu, com menos de 11 anos, se ele está aqui hoje, está um dia inteiro sem pegar no tablet ou celular. Está fazendo amizades, praticando esporte, se divertindo... Isso é fantástico. É um exemplo da importância de participar de um evento como esse", declarou Alexandre Faro, diretor de departamento de tênis de mesa do Clube Monte Líbano. 

No próximo ano, a competição terá mais etapas, com participação de outros clubes que fazem parte da Associação Clubes Unidos (CLUNI), responsável pela organização, com apoio da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa.

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Seleções
Seleção Olímpíca
Seleção Paralímpica
Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações