Foto: ITTF
Hugo Calderano será o candidato do tênis de mesa ao Prêmio Brasil Olímpico (PBO) deste ano. Criado em 1999 pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), o PBO é um marco no calendário esportivo do país e homenageia atletas, treinadores, equipes e personalidades que se destacaram durante a temporada.
O ano de 2025 foi o melhor da carreira de Hugo: no total, foram seis títulos no simples na temporada, sendo um deles absolutamente histórico: foi o primeiro atleta das Américas a vencer a Copa do Mundo da modalidade, vencendo o então número um do mundo, Lin Shidong, em decisão disputada na casa do rival, em Macau (CHN).
Destacam-se também o ouro no Pan-Americano dos EUA, três Contender da WTT (World Table Tennis) e a Bundesliga de tênis de mesa pelo clube TTF Liebherr Ochsenhausen (Alemanha). Nas duplas, mais dois títulos com Bruna Takahashi: o Pan-Americano dos EUA e o WTT Contender de Buenos Aires (ARG) 2025.
Outro feito memorável de Calderano neste ano foi o segundo lugar no Campeonato Mundial de tênis de mesa de Doha (CAT), onde ele se tornou o primeiro mesatenista fora do eixo da Europa-Ásia a chegar na final - onde foi derrotado pelo atual número 1 do ranking da WTT Wang Chuqin (CHN).
A cerimônia do Prêmio Brasil Olímpico 2025 será realizada no dia 11 de dezembro, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. A cerimônia contempla prêmios como Atleta do Ano (feminino e masculino), Treinador do Ano (individual e coletivo), Atleta da Torcida, Troféu Adhemar Ferreira da Silva, Melhores atletas em cada modalidade, entre outros.