Notícia

Hugo Calderano concorre ao Prêmio Brasil Olímpico 2025

Mesatenista de 29 anos vive a melhor fase da carreira

Foto: ITTF

03/12/2025 18h20


Hugo Calderano será o candidato do tênis de mesa ao Prêmio Brasil Olímpico (PBO) deste ano. Criado em 1999 pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), o PBO é um marco no calendário esportivo do país e homenageia atletas, treinadores, equipes e personalidades que se destacaram durante a temporada.

O ano de 2025 foi o melhor da carreira de Hugo: no total, foram seis títulos no simples na temporada, sendo um deles absolutamente histórico: foi o primeiro atleta das Américas a vencer a Copa do Mundo da modalidade, vencendo o então número um do mundo, Lin Shidong, em decisão disputada na casa do rival, em Macau (CHN).

Destacam-se também o ouro no Pan-Americano dos EUA, três Contender da WTT (World Table Tennis) e a Bundesliga de tênis de mesa pelo clube TTF Liebherr Ochsenhausen (Alemanha). Nas duplas, mais dois títulos com Bruna Takahashi: o Pan-Americano dos EUA e o WTT Contender de Buenos Aires (ARG) 2025.

Outro feito memorável de Calderano neste ano foi o segundo lugar no Campeonato Mundial de tênis de mesa de Doha (CAT), onde ele se tornou o primeiro mesatenista fora do eixo da Europa-Ásia a chegar na final - onde foi derrotado pelo atual número 1 do ranking da WTT Wang Chuqin (CHN).

A cerimônia do Prêmio Brasil Olímpico 2025 será realizada no dia 11 de dezembro, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. A cerimônia contempla prêmios como Atleta do Ano (feminino e masculino), Treinador do Ano (individual e coletivo), Atleta da Torcida, Troféu Adhemar Ferreira da Silva, Melhores atletas em cada modalidade, entre outros.

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Seleções
Seleção Olímpíca
Seleção Paralímpica
Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações