Foto: Reprodução
A Federação de Tênis de Mesa do Estado do Rio de Janeiro (FTMERJ) celebra um marco histórico: pela primeira vez, a Seleção Estadual do Rio de Janeiro participa de um Campeonato Brasileiro com 100 atletas inscritos, alcançando o maior número de representantes já enviados pela entidade em toda a sua história. O feito acontece nesta edição de 2025, realizada em Blumenau (SC).
Todas as inscrições do campeonato de seleções foram integralmente pagas pela própria FTMERJ, demonstrando o compromisso da Federação com o desenvolvimento técnico, competitivo e humano dos seus atletas.
Apoio direto de importantes parceiros
Os uniformes da base da FTMERJ foram totalmente financiados pela Calderano TM, reforçando o investimento no futuro do tênis de mesa carioca. Já os uniformes das categorias acima de 22 anos, veteranos, absolutos e paralímpicos foram custeados pela Promovendo, empresa que apoia de forma decisiva o esporte estadual e o alto rendimento.
Para o presidente da FTMERJ, Lucas Matheus, o momento é simbólico e representa uma virada institucional.
"Conseguir enviar 100 atletas com inscrições pagas e uniformes garantidos é resultado de muito trabalho, organização e da confiança dos nossos atletas e patrocinadores. Este é o maior Brasileirão da história da nossa Seleção Estadual. Estamos investindo nas pessoas que constroem o nosso esporte", destacou.
Sophia Kelmer conquista seu 7° título brasileiro consecutivo
A atleta carioca Sophia Kelmer acaba de conquistar seu 7° título brasileiro consecutivo, confirmando sua hegemonia no tênis de mesa paralímpico desde 2019. Com apenas 17 anos, Sophia já é uma das principais referências da Classe 8 no país e uma das jovens atletas mais promissoras do cenário internacional. Atualmente é a Nº1 do ranking mundial adulto da classe 8.
Além do domínio absoluto no Brasil, Sophia também brilha no exterior. Entre seus maiores feitos internacionais está em ser a medalhista mundial mais jovem do tênis de mesa paralímpico do Brasil aos 14 anos, além de diversas medalhas conquistadas em etapas do circuito mundial. Seu talento e evolução a levaram, ainda aos 14 anos, a figurar entre as 10 melhores atletas do ranking mundial, um marco raríssimo para atletas tão jovens.
Em 2024, Sophia representou o Brasil nos Jogos Paralímpicos de Paris, sendo a atleta mais jovem da equipe nacional de tênis de mesa.