Foto: Reprodução
O Campeonato Brasileiro de Verão Interclubes, disputado em Blumenau (SC), chegou ao fim no último domingo (14). Além de disputas de alto nível e capítulos de superação dentro do Centro Esportivo Bernardo Werner (SESI-Blumenau), pudemos conhecer histórias inspiradoras que alguns atletas vivem também fora das mesas.
É o caso de Heloisa Graciolla. Atleta da categoria Sub-11 da Associação Jauense de Tênis de Mesa (SP), Helô faz uso de seus dois talentos para disputar campeonatos de alto nível: além do tênis de mesa, a jogadora também é craque nas artes manuais, já que é com a venda de chaveiros que ela custeia sua participação nas competições e compra seus materiais esportivos.
"Vendo alguns chaveirinhos para me ajudar nas competições e na compra de materiais. Eu sou da categoria Sub-11, mas também jogo na Sub-13 e no Absoluto C. Percebi que as pessoas gostavam muito dos meus chaveiros e aí eu decidi começar a vendê-los para ajudar nesses custos", explicou Graciolla.
Daniela Bassi, técnica de Heloisa no clube de Jaú, comentou sobre o talento da pupila:
"Ela chegou nas quartas de final do Sub-11 feminino, mas ela tem um sonho maior: o objetivo dela é de chegar na Seleção Brasileira e participar dos Jogos Olímpicos. Para isso, ela vende alguns chaveirinhos para ajudar na compra dos materiais, em todas as despesas das viagens, das competições... E eu acho isso muito legal, já que além de crescer como atleta, ela cresce como pessoa e como ser humano".
Heloisa vem de uma família de jogadores de tênis de mesa, então seguir pelo caminho do esporte foi algo natural. Porém, os familiares e os amigos também a auxiliam com seu outro talento:
"Minha mãe me ajuda no chaveiro 3D, que é feito em uma máquina específica própria para isso. Já o chaveirinho de raquete é feito de resina por uma amiga minha, e eu ajudo ela a vender".
Para acompanhar o trabalho da Helô e também sua trajetória nas competições, acompanhe o perfil dela no Instagram.