Notícia

Atletas do tênis de mesa paralímpico retomam atividades no CPB

Grupo iniciou a preparação de olho nos compromissos da temporada e no calendário internacional.

Foto: Wallace Teixeira/FVimagem/CBTM

16/01/2026 15h19


Os atletas paralímpicos já estão a todo vapor. Nesta quinta-feira (15), o grupo se reapresentou no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CPB), dando continuidade ao planejamento da temporada e abrindo um novo ciclo de preparação para os próximos compromissos do calendário.

Entre os atletas que participam desse retorno está Paulo Henrique Fonseca, da classe 7, que vive um momento importante da carreira e já tem a cabeça voltada para o principal compromisso da temporada: o Campeonato Mundial da modalidade, na Tailândia.

"É um momento muito importante da preparação. A gente volta com outro foco, mais consciente do que precisa evoluir, pensando já nos próximos desafios e, principalmente, no Mundial", afirmou o atleta.

A programação desta fase prevê ajustes fundamentais no processo de treinamento, com atenção especial à qualidade do jogo e ao controle da carga de trabalho. O objetivo é aproveitar o maior volume de atividades para consolidar aspectos técnicos e físicos, respeitando o estágio pré-competitivo da temporada.


Paulo Fonseca retomou os treinos nesta quinta-feira (15).Foto: Wallace Teixeira/FVimagem/CBTM

"No momento pré-competitivo, o foco não é apenas o condicionamento físico, mas a regularidade e a precisão dos golpes. Como temos um volume maior de atividades e mais tempo de trabalho, a intensidade acaba sendo um pouco menor, justamente para permitir esse ajuste fino", explicou Daniel Peterossi, técnico das Seleções Paralímpicas Andantes.

A ênfase na técnica e na lapidação dos movimentos é tratada como determinante para a competição-alvo do ano. Cada treino tem papel direto na construção do desempenho que será exigido no Mundial, onde detalhes fazem a diferença.

"Essa fase é extremamente importante porque ela determina como vamos chegar ao Campeonato Mundial. Trabalhamos muito a técnica, a qualidade dos movimentos e o controle do corpo. É isso que vai garantir que o atleta chegue lá em um momento muito sólido, com bom condicionamento físico e técnica bem ajustada", completou.

O Campeonato Mundial de Tênis de Mesa Paralímpico será disputado entre os dias 13 e 19 de novembro, em Pattaya, na Tailândia.

Patrocínio

As Loterias Caixa e a Caixa são as patrocinadoras oficiais do tênis de mesa paralímpico brasileiro.
 

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Seleções
Seleção Olímpíca
Seleção Paralímpica
Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações