Foto: Celso Silva/Educação SP
Nesta sexta-feira (23), o tênis de mesa será um dos destaques da capacitação promovida pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. A modalidade integrará a formação voltada à qualificação de profissionais de Educação Física para atuação com o esporte adaptado em escolas estaduais paulistas.
Das 13h às 16h, os educadores vivenciarão uma atividade prática conduzida por treinadores da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa. A ação contará com um bate-papo com especialistas da modalidade e demonstrações técnicas realizadas por atletas, permitindo que os professores conheçam, de forma aplicada, as adaptações, os fundamentos e as possibilidades pedagógicas do tênis de mesa no contexto escolar.
Tênis de Mesa para Escolas
Além da vivência esportiva, a CBTM apresentará os cursos da UniTM, braço educacional da entidade. Como forma de fortalecer a iniciação esportiva e ampliar a presença do tênis de mesa no ambiente escolar, a Confederação irá isentar a taxa de inscrição do curso "Tênis de Mesa para Escolas" para os profissionais envolvidos na capacitação.

Professores participantes terão isenção no curso "Tênis de Mesa para Escolas". Foto: Foto: Celso Silva/Educação SP
A iniciativa reforçará a importância da aproximação entre a CBTM e a rede de ensino, estimulando o contato com o esporte desde a base e abrindo caminhos para que alunos com deficiência conheçam a modalidade e, futuramente, possam seguir carreira no esporte. Ao mesmo tempo, a ação contribuirá para a formação de educadores como multiplicadores do tênis de mesa em suas comunidades.
O curso "Tênis de Mesa para Escolas" será voltado a professores e treinadores que atuam ou pretendem atuar no ambiente escolar. Com carga horária total de 14 horas/aula, sendo 12 horas em aulas online não simultâneas e 2 horas em aula online ao vivo. A formação abordará processos pedagógicos aplicados ao tênis de mesa, técnicas básicas da modalidade, ensino baseado no jogo e centrado no aluno, além de conteúdos relacionados à saúde mental no esporte de iniciação.
A capacitação do CPB
A ação fará parte da formação promovida pelo CPB entre os dias 19 e 23 de janeiro, que irá qualificar 178 profissionais, sendo 150 professores e 28 supervisores, para atuação com esporte adaptado em 75 escolas estaduais distribuídas por 62 municípios do estado de São Paulo no ambiente escolar.
Patrocínio
As Loterias Caixa e a Caixa são as patrocinadoras oficiais do tênis de mesa paralímpico brasileiro.