Foto: CBTM
O Brasil vem sendo um dos grandes protagonistas do Campeonato Pan-Americano Master, que acontece em Assunção, no Paraguai, até o dia 7 de fevereiro. Com uma delegação numerosa, os atletas brasileiros têm marcado presença nas disputas e já acumulam resultados expressivos nas competições de equipes e duplas mistas, reafirmando a força do país no cenário continental do tênis de mesa.
Nas duplas mistas, o Brasil conquistou posições de destaque em diferentes categorias etárias. Na classe 40-49, Larissa Tassi e Roberto Zangali garantiram o primeiro lugar, enquanto na categoria 50-59, Rosiane Viana e Luiz Macedo terminaram na terceira colocação. Já na 60-69, Cleusa Taguchi e Charley Suzuki subiram ao pódio com a segunda colocação. A categoria 70+, também garantiu o título continental conquistado por Angela Veiga e João Irigoyen, além do terceiro lugar de Natália Pereira e Renato Simões.
As disputas por equipes também renderam importantes resultados para o Brasil. No Masculino Master 55-59, a equipe Brasil B composto por Charley, Suzuki, Nader Neves e Wanderlei Souza sagrou-se campeã pan-americana, vencendo a final por 3 a 0. A equipe Brasil A, composta por Sérgio Incerpi e André Coelho também teve campanha consistente e conquistou a medalha de bronze, ao vencer a disputa pelo terceiro lugar por 3 a 1.

Foto: CBTM
No Masculino por Equipes 50-54, o Brasil também subiu ao pódio. O vice-presidente da Federação de Tênis de Mesa do Piauí, Raimundo Brito, conquistou a medalha de prata, ao lado de Marcelo Garcia, Alcides Cunha e Yugo Myiashita, garantindo o vice-campeonato continental para a equipe.
Quem também assegurou lugar no pódio foi Marco Dillenburg, presidente da Federação Gaúcha de Tênis de Mesa, que conquistou o vice-campeonato por equipes no Pan-Americano Master, ao lado de José Bezerra e Ednaldo Souza pela categoria de equipes entre 70 e 74 anos.

A determinação de Larissa e Laura garantiu ao Brasil o terceiro lugar na categoria Dupla Feminina 35-44. Já na Dupla Feminina 45-59, formada por Rosiane Viana Viana e Eliane Krumenerl, a representação brasileira encerrou a participação na quinta colocação.
A participação feminina seguiu nas disputas por equipes. Na categoria 60-79, três formações brasileiras estiveram em ação. O Brasil A, composto por Chen Jani e Cleusa Taguchi, conquistou a segunda colocação, somando sete pontos. A equipe 75-79, formada por Natália Pereira e Ângela Veiga, terminou na terceira colocação, enquanto o Brasil B, com Sandra Pinheiro e Sueli Oyama, fechou a competição na quinta posição.

Foto: CBTM
Com o encerramento das provas de equipes e duplas, o Campeonato Pan-Americano Master segue, nesta sexta-feira (6), para as disputas individuais femininas e masculinas. A competição pode ser acompanhada por meio do aplicativo da ITTF Americas.