Notícia

Com direito a torcida, Maria Clara Peralta conquista primeiro lugar nas Seletivas Paralímpicas

Natural do Mato Grosso do Sul, atleta venceu todas as partidas da classe 7 e sagrou-se campeã de categoria

Foto: Fotojump/CBTM

05/02/2026 20h00


O lugar mais alto do pódio foi o destino de Maria Clara Peralta na tarde desta quinta-feira (5). Representando o Mato Grosso do Sul, a atleta venceu três partidas da classe 7 feminina e conquistou a medalha de ouro na Seletiva Paralímpica, encerrando a competição de forma invicta.

A vitória teve um significado ainda maior pela presença da família nas arquibancadas. Após mais de 11 horas de viagem de carro, mãe, pai e irmãos acompanharam cada ponto e vibraram a cada conquista dentro da quadra.

"Ter a minha família comigo, presente nas competições, dá uma motivação a mais. Eu me sinto muito mais segura e confiante com a torcida deles. Eu não conquistaria essa medalha se não fosse pelo carinho e pela torcida deles", destacou Maria Clara.


Foto: Fotojump/CBTM

A trajetória no esporte começou de maneira simples, quase por acaso, em um projeto próximo de casa, em Campo Grande (MS), e desde então a paixão pela modalidade só cresceu.

"Eu comecei brincando. Tinha um clube perto da minha casa e fizeram um torneio. Eu pensei: 'por que não participar?'. E ai um técnico me viu, me chamou para treinar, e eu aceitei para ver se gostava. Eu gostei. Fui ao primeiro campeonato, ganhei o primeiro lugar e fui seguindo, treinando e participando de outras competições até chegar aqui nas Seletivas."

Desde os primeiros passos em um projeto do bairro, Maria Clara construiu uma trajetória consistente no tênis de mesa. Logo após a pandemia, venceu o primeiro campeonato que disputou e, a partir dali, somou títulos regionais, estaduais e nacionais, além das conquistas nos Jogos Escolares entre 2021 e 2024, mantendo uma rotina diária de treinos e dedicação.


Foto: Fotojump/CBTM

Na estreia na Seletiva Paralímpica, ela acrescenta mais um capítulo marcante à própria história: confirma o bom momento da carreira, sobe ao lugar mais alto do pódio e encerra a competição com a medalha de ouro no peito.

"É muito gratificante estar na minha primeira seletiva e conquistar o lugar mais alto do pódio. Eu treino todos os dias, então ver que todo o meu esforço valeu a pena é muito bom."

Patrocínio
As Loterias Caixa e a Caixa são as patrocinadoras oficiais do tênis de mesa paralímpico brasileiro.

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Seleções
Seleção Olímpíca
Seleção Paralímpica
Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações