Por CBTM
Singapura continua a impressionar nas disputas de tênis de mesa dos Jogos da Comunidade Britânica, em Melbourne, na Austrália, fazendo bonito em todas as categorias, classificando jogadores nas quartas-de-final do individual, nas duplas e nas semifinais das duplas mistas, tanto no masculino quanto no feminino.
O país é franco favorito na única disputa do ouro do nono dia de competições para as duplas mistas, que acontece mais a noite. Três, das quatro duplas da categoria são de Singapura, o que garante ao menos a prata. A única dupla que pode tirar o ouro - e até um pódio só de Singapura - dos asiáticos é a dupla Russe Lavale e Miao Miao, da Austrália, que enfrentam Li Cai e Jia wei Li na primeira semifinal.
As quartas-de-final no masculino terão o número 1 do torneio, também de Singapura, Zi Yang contra o australiano William Henzell. Em outras partidas, o inglês Alan Cooke joga contra o galês Adam Robertson; Sharath Achanta, da Índia pega Xiao Li, mas um de Singapura; e o canadense Bence Casba contra o nigeriano Segun Toriola, fecham os confrontos que decidirão os semifinalistas.
Destas a partida mais esperada é entre Henzell, número um local e Zi Yang. Henzell é a única esperança australiana para o ouro.
Entre as mulheres a presença de atletas de Singapura também é forte. Jia Wei Li, medalha de prata nos Jogos de Manchester, em 2002, e semifinalista em Atenas 2004, joga contra Mo Zhang, do Canadá; a local Stephanie Sang enfrenta outra atleta de Singapura, Yan Xu. Reforçando a torcida austraian, Miao Miao também encara outra de Singapura, Sharon Tan, bronze
Nas duplas masculinas, Li Cai e Zi Yang têm como principais adversários os nigerianos Monday Merotohum e Segun Torola, que jogam contra Henzell e David Zalcberg.
No feminino, Cai Li e Xue Zhang são consideradas favoritas absolutas ainda que as locais Jian Lay e Miao Miao também estrejam no páreo.