Notícia

RIO 2007 APRESENTA RELATÓRIO DE PROGRESSO

Por CBTM

30/05/2006 16h22


O Comitê Organizador dos Jogos Pan-americanos Rio 2007 (CO-RIO) apresentou neste domingo, dia 28, um detalhado relatório do progresso da organização do evento multiesportivo à Assembléia Geral da Organização Desportiva Pan-americana (ODEPA), em Buenos Aires. O Ministro do Esporte do Brasil, Orlando Silva, esteve presente e, em seu discurso ao plenário, reafirmou o compromisso governamental com a organização do RIO 2007. "Os Jogos significam a ampliação da prática esportiva e impulsionam o desenvolvimento econômico e social. Para o Brasil, o esporte permite a inclusão social e o desenvolvimento humano", disse o Ministro Orlando Silva.

A apresentação foi liderada pelo Presidente do CO-RIO e do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, que destacou o apoio dos três níveis de governo na organização do RIO 2007. "Dirijo de coração um agradecimento ao Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, à Governadora do Estado do Rio de Janeiro, Rosinha Garotinho, e ao Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro, Cesar Maia, pelo apoio e envolvimento com os Jogos. O Comitê Organizador retribui com trabalho efetivo para este evento, que é o mais importante da história do esporte no Brasil", comentou Nuzman.

O Presidente da ODEPA, Mario Vázquez Raña, voltou a elogiar o andamento da organização dos Jogos após a apresentação. "Tudo está correndo bem, conforme nos atestaram os informes do Presidente da Comissão de Coordenação da ODEPA para os Jogos, Julio Maglione, e do Presidente da Comissão Técnica da ODEPA, Michael Fennell", comentou Vázquez Raña.


Da apresentação realizada neste domingo, também participou o Secretário Nacional de Segurança Pública, Luiz Fernando Corrêa, que falou sobre o Projeto de Segurança Cidadã para os Jogos. "Estamos valorizando a prevenção, e desta forma buscamos envolver a população neste projeto, que une órgãos de segurança federais, estaduais e municipais. Este trabalho unificado será um legado que ficará para a população e para os órgãos de segurança envolvidos", explicou Luiz Fernando Corrêa, que destacou o caráter mobilizador do RIO 2007 para implantação de um projeto que visa combinar prevenção e controle como forma de combate à violência urbana. A apresentação sobre segurança foi complementada pelo assessor de planejamento da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), Luis Salaberry, que explicou a importância do trabalho de inteligência para um evento do porte dos Jogos Pan-americanos.

A apresentação do CO-RIO foi liderada pelo Presidente Carlos Arthur Nuzman e dela também participaram o Secretário-Geral Carlos Roberto Osório, o Subsecretário de Operações, Mario Cilenti, o Gerente-Geral de Marketing, Leonardo Gryner, e o Gerente-Geral de Esportes, Agberto Guimarães. Estiveram presentes ainda o Secretário Executivo do Comitê do Governo Federal para o RIO 2007, Ricardo Leyser, a Secretária de Esportes do Estado do Rio de Janeiro, Denise Mattioli, o Subsecretário do Estado do Rio de Janeiro para o RIO 2007, Bernard Rajzman, o Secretário Municipal para o RIO 2007, Ruy Cezar, o Secretário Municipal de Finanças, Francisco de Almeida e Silva, o Subsecretário Municipal para o RIO 2007, Claudio Versiani, e o Relator da Comissão da Câmara Municipal para Acompanhamento ao RIO 2007, Vereador Carlo Caiado.

Antes da apresentação do CO-RIO, o Presidente da Comissão Técnica da ODEPA, Michael Fennell, que também é Presidente do Comitê Olímpico da Jamaica, fez uma avaliação da organização esportiva do RIO 2007. "Neste momento posso atestar que a organização está muito avançada, e devemos depositar confiança em Agberto Guimarães e sua equipe, que sempre se mostraram muito eficientes", comentou Fennell. O Presidente da Comissão de Coordenação da ODEPA para o RIO 2007, Julio Maglione, que também é Presidente do Comitê Olímpico Uruguaio, fez um resumo do relatório que apresentou a respeito da mais recente visita de inspeção, realizada de 1 a 3 deste mês de maio. "Os Jogos estão na mão de quem trabalha com seriedade e responsabilidade. Na ocasião, eu e Ramón Zubizarreta (Relator da Comissão e Presidente do Comitê Olímpico Paraguaio), recebemos dos Governos Federal, Estadual e Municipal todas as garantias necessárias, que, se forem cumpridas, farão dos Jogos um evento magnífico. O problema do Complexo do Autódromo está resolvido, e a obra está em andamento acelerado, conforme pude ver. Estamos atentos em relação ao Maracanãzinho, cuja reforma esteve parada por um problema de falência da empresa contratada, mas tive a informação de que a obra se reiniciou há três dias", avaliou Maglione.

O Presidente da ODEPA nomeou neste domingo uma comissão formada por Carlos Arthur Nuzman (Presidente do CO-RIO e do COB), Julio Cassanello (Presidente do Comitê Olímpico Argentino) e Ramón Zubizarreta (Presidente do Comitê Olímpico Paraguaio) para resolver um impasse em relação à categoria de idade no futebol entre a Confederação Sul-americana de Futebol (Conmebol) e a Confederação de Futebol das Américas Central e do Norte e Caribe (Concacaf).

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Seleções
Seleção Olímpíca
Seleção Paralímpica
Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?