Por CBTM
Mariany Nonaka, 16 anos, e Cazuo Matsumoto, 19 anos, viajarão hoje, dia 20, para jogar uma temporada na Europa. Os dois estarão treinando em um dos melhores centros de treinamento do mundo. Cazuo irá para o INSEP, na França, para integrar um grupo especial da França composto por 10 pessoas, que contará ainda com dois chineses que irão jogar com eles a cada 3 meses, além de atuar pelo clube em campeonatos na França. Mariany irá morar e treinar no Centro de Treinamento da Seleção da Suécia, que fica na cidade de Linköpin, e também jogará o Campeonato Sueco.
Na história do tênis de mesa, os jogadores sempre foram jogar em clubes, nunca atuar e morar em um Centro Nacional de Treinamento, o que torna o feito uma vitória para o nosso esporte, pelo fato de os clubes terem interesse em receber nossos atletas.
Para Cazuo, que integra a seleção brasileira de tênis de mesa, a oportunidade será ótima. "A minha expectativa é muita boa, pois eu vou treinar em um dos melhores clubes da França e também vou jogar na segunda divisão da França, que também é muito forte. A minha primeira viagem para a Suécia foi muito boa, mas como era a primeira vez serviu mais como experiência. Dessa vez, eu já sei como é estar sozinho, então posso aproveitar muito mais".
Para Mariany, atleta olímpica, a experiência irá marcar sua trajetória no esporte: "Sei que lá vou encontrar ótimos atletas e poderei atuar junto a eles e aprender muito. Estou motivada e farei o melhor para aprender tudo que for possível".
Marles Martins, técnico de Mariany no Brasil, fala sobre a chance de Mariany aumentar ainda mais seu nível técnico. "Além de ser excelente para ela por causa da experiência técnica e vivência, podemos dizer é mais um grande passo conquistado pela mulher no esporte, especificamente, o Tênis de Mesa, por que é a primeira vez que uma atleta vai treinar e morar em um Centro de Treinamento", afirma.
Os dois atletas ficarão por oito meses na Europa participando desse estágio e retornam ao Brasil em seguida.
Fotos: Fran Camargo