Por CBTM
Em Nova Odessa, assim como em todos os lugares do mundo, não é difícil que tudo no esporte termine em festa.
Mesmo com o fim dos 53º Jogos Regionais de Atibaia, em que Nova Odessa conquistou o 9º lugar na classificação final da 2ª divisão e dez medalhas, a comemoração continua.
Na quinta-feira passada, 16 de julho, o prefeito Manoel Samartin recebeu as equipes que medalharam nos Regionais, além dos técnicos da CEL (Coordenadoria de Esportes e Lazer) e parte da delegação de apoio.
O encontro, que contou com a presença de autoridades, foi marcado por alegria e emoção.
Participaram da solenidade de apresentação dos troféus e medalhas, além do prefeito Manoel Samartin, a vice-prefeita Salime Abdo, o coordenador de Esportes e Lazer, Eduardo Mota, os vereadores de Nova Odessa, Vanderlei Aparecido da Rocha, o Will e Gervário de Brito, o presidente da ACDF (Associação Desportiva dos Cooperados e Funcionários) da Unimed, Ricardo Molina, e o vereador de Americana, Odair Dias e diretor de Marketing da FAM (Faculdade de Americana) e também assessores de esporte de Nova Odessa.
--- Este encontro é para que não só o prefeito, como as demais autoridades conheçam alguns dos heróis de Nova Odessa nos Jogos Regionais deste ano. Estamos aqui também como forma de reconhecimento pelo apoio que a Administração tem dado ao esporte de Nova Odessa. Sempre digo que, em todos os anos à frente da pasta, nunca recebi um não do prefeito, que procura atender todas as necessidades da CEL, na medida do possível. Todo este apoio só serve de incentivo para que nossos atletas continuem lutando pela nossa cidade --- destacou Mota.
As dez medalhas que Nova Odessa conquistou neste ano, sendo duas de ouro, seis de prata e duas de bronze, estiveram representadas na quinta-feira, por seus técnicos e também alguns jogadores.
Tênis de Mesa
A equipe de tênis de mesa, que esteve representada na apresentação das medalhas na quinta-feira pelos mesatenistas Pablo, Heitor e Rafael, trouxe para Nova Odessa, duas medalhas, de prata e de bronze.
O coordenador de Esportes contou sobre a determinação dos garotos.
--- Essa conquista é essencialmente deles, eles têm como técnico Marcos Pazetto, que desempenha um trabalho não remunerado. E por muitas vezes, estes meninos chegaram na CEL, montaram a mesa, treinavam e se dedicavam sozinhos. Eles não esperaram o professor, foram atrás das medalhas sozinhos. E além de tudo, foram fiéis torcedores das nossas outras equipes e compareceram a todos os jogos que podiam. São um orgulho para Nova Odessa --- elogiou Mota.
Tênis de campo
Neste ano, o tênis de campo da parceria CEL/ARB (Academia Raquetes Brasil) esteve representado na categoria masculina sub-21 e também na categoria feminina sub-21. O tênis de campo masculino, que em 2008 foi campeão da 2ª divisão, participou e conquistou a medalha de bronze da 1ª divisão deste ano.
A modalidade esteve representada pelo técnico Rogério Kawakami e pelos tenistas Theo, Vinicius, Randal, Gregório e Gabriela. O coordenador destacou que o trabalho realizado por Rogério e pela ARB, da qual ele é proprietário é voluntário.
--- Todo o trabalho do Rogério é desenvolvido voluntariamente e a equipe sempre tem ótimos resultados em campeonatos de que participa. É uma equipe que merece apoio de empresários e que na semana passada, com chances de conquistar o ouro em uma etapa do brasileiro, teve que dar WO na final e ficar com o 2º lugar, por falta de recursos para continuarem hospedados em Ribeirão Preto --- disse Mota.
Para Kawakami, uma das melhores coisas da participação dos Regionais, é a convivência no alojamento e a união entre todas as equipes.
--- O mais empolgante dos Jogos é a união entre a cidade, a convivência no alojamento e ter equipes inteiras torcendo pela gente enquanto jogávamos. A participação foi mais que positiva, com a conquista de mais uma medalha. No ano passado fomos ouro na 2ª divisão e neste bronze na 1ª, e disputamos entre grandes equipes --- contou Kawakami.
Natação
O triatleta novaodessense William Barbosa, foi sozinho, a equipe inteira de natação de Nova Odessa. E só ele, conquistou três medalhas de prata para Nova Odessa, a maior quantidade entre todas as equipes.
--- Para mim, foi um orgulho representar Nova Odessa este ano, que é minha cidade. Espero que ano que vem possa junto com a CEL, formar uma equipe de natação para disputar os Jogos Regionais --- avisou Barbosa.
Futebol feminino
--- Neste ano, em seu segundo ano de formação, e segunda participação nos Regionais, a equipe de futebol já conquistou uma medalha de prata na 2ª divisão. E foi uma medalha de prata com gosto de ouro, porque na disputa com Jaguariúna, um time praticamente profissional, Nova Odessa perdeu nos cinco últimos minutos de jogo. Mas o Joel, que é o nosso técnico, não tem apenas uma medalha para nunca esquecer. Foi ele quem implantou o futebol feminino em Nova Odessa e isso ninguém tira dele --- lembrou Mota.
O técnico Joel Prado agradeceu aos outros técnicos da CEL, que desde o começo de seu trabalho na coordenadoria, o ajudaram e enriqueceram a sua bagagem esportiva.
--- Todos me ajudaram e o Mota nos oferece o suporte e estes são os resultados positivos de nosso trabalho. Nossa final contra Jaguariúna foi surpreendente, pois Jaguariúna é um time que é patrocinado pela Motorola e fomos muito bem em jogo. Tanto é que a nossa zagueira, Cristiane, está sendo cotada para integrar a equipe de Jaguariúna --- contou Prado.
Basquete feminino
--- Com a prata que conquistamos, pudemos honrar tanto o nome de Nova Odessa, quanto o nome da Unimed, que nos apóiam --- comentou o técnico da equipe feminina de basquete da Unimed/Nova Odessa, Rafael Padovani.
A equipe, que no ano passado foi campeã da 2ª divisão, neste ano conquistou a medalha de prata na 1ª divisão.
--- Sabemos que a Unimed, que é nossa parceira, comemora as medalhas e o Ricardo Molina está aqui para ressaltar o que vou dizer, porque acima das medalhas, a Unimed busca, acima de tudo, o trabalho social e o auto-rendimento dessas meninas --- disse Mota.
O técnico agradeceu aos apoiadores do basquete feminino presentes no encontro.
--- Agradecemos ao prefeito e ao Mota pelo apoio, à Unimed, através do Ricardo Molina por acreditar no desenvolvimento do projeto em Nova Odessa e também à FAM, aqui representada pelo Odair Dias, que concede descontos à algumas de nossas atletas que cursam Educação Física --- disse Padovani.
Ricardo Molina, presente na apresentação de medalhas e troféu, contou que já foi jogador e que por ser ligado ao esporte, sabe o quanto as conquistas e a participação nos Regionais são importantes. "Aqui em Nova Odessa, este projeto surgiu desde 2007 e sim, nosso principal objetivo é o trabalho social, e o que a gente quer é que o projeto cresça cada vez mais", investiu o diretor da Unimed.
O presidente da ACDF da Unimed lembrou em como recebeu a notícia da medalha de prata do coordenador.
--- Mota me ligou, no domingo à noite e me disse ‘Molina, somos prata, mas somos ouro’. Isto me orgulhou muito pelo trabalho que aqui é desenvolvido, e por ouvir isso do Mota, fiquei feliz pelo trabalho que é feito para vocês e por vocês jogadoras --- ressaltou Molina.
Handebol feminino
Em Nova Odessa, o handebol costuma confundir, já que a equipe feminina é comandada um homem, e o handebol masculino, comandado por uma mulher, que por sinal, são marido e mulher. Com três anos de trabalho, em Atibaia, as meninas da equipe feminina sub-21 de handebol já conquistou sua medalha de ouro.
O técnico das equipes femininas, Roger Prado, contou que o trabalho com o handebol feminino começou a ser desenvolvido com a técnica Raquel Prado, pouco antes de ele assumir a modalidade, e que foi ela quem iniciou as meninas em quadra.
--- Não foi fácil assumir uma equipe da Raquel, que desempenha um trabalho de competência com seus atletas. E até hoje, essa divisão, esta união, se reflete em todos os jogadores, tanto da equipe feminina, quanto da masculina, que tem um respeito mútuo por nós --- afirmou Prado.
Prado contou que das 14 meninas que foram aos Regionais neste ano, 10 delas estiveram na competição pela primeira vez e que elas, pela idade, podem competir por mais cinco Jogos Regionais, até atingirem os 21 anos.
--- Com a conquista da medalha de ouro, estamos também na 2ª divisão dos Jogos Abertos deste ano. Além disso, ressalto aqui, que estamos buscando patrocinadores para o handebol de Nova Odessa --- destacou o técnico.
O coordenador de Esportes declarou em público seu agradecimento à Roger Prado, já que segundo ele, o técnico foi de grande ajuda em seu início como coordenador.
--- Muito do que aprendi e desempenho no meu trabalho devo a ele. Todos me ajudaram, mas ele em especial --- agradeceu Mota. Além disso, o coordenador lembrou que o técnico é árbitro da Confederação Brasileira de Handebol.
Handebol masculino
O coordenador de Esportes e Lazer, esperou para que a técnica Raquel Prado, e sua equipe de handebol masculino, fosse a última a se apresentar, para que ele pudesse realizar uma especial homenagem à técnica, no momento mais emocionante da apresentação de medalhas.
Mota fez questão de mostrar que o trabalho que Raquel desempenha, vai muito além das quadras.
--- Tanto ela quanto o Roger, tem em seus alunos, seus filhos. E eles transmitem para eles uma educação que vai além do esporte. Eles transportam esses meninos e meninas por toda a cidade, colocam desde as crianças até estes jovens dentro da casa deles e lhes dão tratamento de filho e fazem isso por amor, não por obrigações de trabalho. E podemos perceber o quanto todos estes atletas são gratos a eles. A Raquel é a prova de em Nova Odessa, não damos valor apenas ao futebol, e sim, a todas as modalidades e é com a modalidade dela, que Nova Odessa é tão reconhecida --- discursou Mota.
A técnica, emocionada, contou que foi atleta de handebol em sua cidade natal, que é Dracena, e que lá, o handebol era a modalidade de mais destaque.
--- Desde pequena, eu sonhava que seria uma técnica de handebol e que faria meu time colocar a cidade em destaque, assim como éramos em Dracena. E hoje eu tento fazer isso em Nova Odessa --- contou Raquel.
O resultado da dedicação e que mostra que o sonho de Raquel já é realizado é que as equipes têm tido ótimos resultados. Ano passado tivemos uma participação nas seletivas da Seleção Brasileira, com o Vitor, estivemos entre as quatro principais equipes do Campeonato Paulista Mirim de 2008, com o Corinthians, Pinheiros e Metodista, que são grandes equipes da modalidade.
Tivemos dois artilheiros do Paulista, o Bruno, no juvenil e o Heitor, no mirim. Além disso, tenho alguns atletas que vão disputar a final estadual das olimpíadas escolares, pela Escola Estadual Silvania Aparecida dos Santos e a final vai ser em Dracena, e toda a minha família vai assisti-los", contou Raquel.
Raquel também lembrou que sua equipe dos Jogos Regionais deste ano tem capacidade técnica de 1ª divisão, que disputaram no ano passado e disputam neste ano. "As regras da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer prevêem que a equipe só se mantém na 1ª divisão se a cidade estar entre as oito primeiras da classificação final. Por isso, neste ano, mesmo com medalha de bronze na 1ª divisão, caímos para a segunda neste ano. Nossa equipe tem condições técnicas de 1ª divisão e no ano que vem, voltamos novamente para ela, e também confirmamos participação nos Jogos Abertos deste", contou a técnica.
A técnica também agradeceu o apoio da FAM, que concede descontos a dois de seus atletas para cursarem faculdade e também lembrou do apoio da Academia Módulus, que realiza os treinos físicos com os jogadores da equipe sub-21.
Para finalizar, destacou que tem orgulho de poder ensinar o esporte a crianças em Nova Odessa. "O esporte educa e socializa. E aqui, temos o privilégio de que nossas crianças podem andar tranquilamente pelas ruas para irem para o Ginásio, porque Nova Odessa é uma ótima cidade", declarou Raquel.
Homenageado
O prefeito de Nova Odessa recebeu das mãos do coordenador de Esportes e Lazer, a medalha de ouro dos Jogos Regionais, e um troféu de amigo do esporte. O mesmo troféu será entregue posteriormente, para outras pessoas essenciais para a participação de Nova Odessa nos Jogos Regionais.
A vice-prefeita Salime Abdo contou que Nova Odessa é uma cidade esportivamente privilegiada.
--- Uma vez participei de uma audiência pública que discutia que em uma região da cidade de Campinas, que com mais de 300 mil habitantes, não tinha sequer uma praça esportiva e aqui em Nova Odessa temos campos de futebol, quatro ginásios e escolas com quadras cobertas --- disse a vice-prefeita.
O prefeito Manoel Samartin agradeceu a homenagem e lembrou que como prefeito, busca fazer o máximo, dentro do possível, pelo esporte.
--- Eu como prefeito, tenho a obrigação de cuidar do esporte, e fico muito feliz com a homenagem, que vem gratuita, como reconhecimento. Toda cidade tem suas prioridades, como a Educação e a Saúde. Fiquei muito satisfeito que nossa cidade, com cerca de 50 mil habitantes, tenha sido tão bem colocada entre outras cidades com melhor poderia econômico e maior número de habitantes. Vamos continuar na luta para que o esporte seja preservado, e para manter a qualidade de vida. Meu desejo é que este belo trabalho continue para que juntos, façamos com que Nova Odessa seja cada vez melhor nos Jogos Regionais --- finalizou Samartin.