Notícia

COI volta a alertar Rio-2016: 'O tempo está passando'

Por CBTM

12/12/2012 19h28


Carlos Arthur Nuzman COB ( AGÊNCIA AP ) (Foto: Agência AP)Os organizadores dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro foram mais uma vez alertados pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) que precisam apressar os preparativos porque o tempo está passando. Nesta terça-feira, integrantes da entidade e do Comitê Rio 2016 se encontraram em Lausanne, na Suíça, onde fica a sede do COI.

O Rio ainda não finalizou seu orçamento para a Olimpíada, bem como não determinou os locais onde serão disputados alguns esportes, como rúgbi e hóquei na grama. Os organizadores dos Jogos disseram no mês passado que o estádio de São Januário, do Vasco da Gama, perdeu o prazo até 31 de outubro e que agora vão estudar o uso do Engenhão para sediar também o torneio de rúgbi em 2016.

- Nossa mensagem continua sendo que há tempo, porém o tempo está passando. Eles (organizadores do Rio) precisam continuar trabalhando nisto com todo o vigor - disse o porta-voz do COI, Mark Adams, a repórteres.

O Brasil também vai sediar a Copa do Mundo de 2014 e foi igualmente alertado pela Fifa para correr com os preparativos. O Rio foi escolhido como cidade-sede dos Jogos em 2009. A prefeitura da cidade garante que todos os projetos de infraestrutura e de arenas esportivas para os Jogos Olímpicos estão dentro do cronograma. Mas os dirigentes do COI já haviam alertado sobre o tempo durante visita à cidade no mês passado.

Adams disse que o comitê executivo do COI fez questionamentos ao comitê organizador da Olimpíada sobre a atual situação da economia brasileira, depois que o PIB do terceiro trimestre mostrou um crescimento menor que o esperado. A economia brasileira cresceu apenas 0,6% de julho a setembro sobre o segundo trimestre, metade do esperado, com a pior retração dos investimentos em mais de três anos e estagnação no setor de serviços.

O presidente do comitê organizador Rio-2016, Carlos Arthur Nuzman, garantiu que a preparação para os Jogos está no caminho certo.

- Tudo está no caminho e no prazo - disse Nuzman a repórteres, após sua apresentação ao COI - O orçamento estará pronto no ano que vem. Estamos numa situação boa, confortável. Estamos num caminho muito bom.

Nuzman também elogiou a decisão da presidente Dilma Rousseff de vetar partes da nova lei da divisão dos royalties do petróleo. O Estado do Rio afirma que perderia R$ 77 bilhões até 2020 se as mudanças fossem sancionadas.

- Temos uma decisão fantástica da nossa presidente. Isso dá ao Rio o reconhecimento dos direitos que têm - disse Nuzman.

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Seleções
Seleção Olímpíca
Seleção Paralímpica
Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?