Notícia

Prefeito do Rio diz que COI compara carnaval com Cerimônia de Abertura

Por CBTM

19/02/2013 17h11


Carlos Nuzman na reunião do COI no Rio de Janeiro para as Olimpíadas (Foto: EFE)A Comissão de Coordenação do Comitê Olímpico Internacional (COI) para os Jogos de 2016 iniciou nesta segunda-feira a sua quarta visita de inspeção ao Rio.

Durante o primeiro dia de trabalho no hotel da Barra da Tijuca, o prefeito Eduardo Paes disse que o desfile das campeãs, no último sábado no Sambódromo, arrancou elogios de parte de Nawal El Moutawakel, presidente da Comissão, e de Gilbert Felli, diretor de Jogos Olímpicos da entidade.

--- A Nawall e o Felli viram o desfile e fizeram o comentário: "Vem cá, a Cerimônia de Abertura está pronta, né?" Eles falaram da capacidade de a cidade receber um evento grande durante 10 dias sem que a vida da cidade fique completamente afetada. Mas a gente que mora aqui sabe que afeta. Mas isso mostra a capacidade de organização da cidade. Eles ficaram extasiados com o que viram. Eles entenderam que o Sambódromo é praticamente uma Cerimônia de Abertura. Os desafios do Rio são, em alguns casos, menores do que em outras cidades - disse o prefeito.

Paes voltou a afirmar que os preparativos para as Olimpíadas caminham bem, apesar de algumas preocupações.

--- Estamos sempre preocupados com relação a prazos, que estão ficando cada vez mais curtos. Há três anos, o nosso desafio era ofertar 15.000 quartos a mais do que os já existentes na Barra. Já chegamos a 14.300 e estamos atentos para completar os que faltam.

A Comissão fica no Brasil até quarta-feira. Nesta terça, os integrantes visitarão as obras. Estão previstas idas ao Maracanã e ao porto. No segundo semestre, a comitiva estará novamente no Rio.

Foram iniciadas, nesta segunda, as obras do laboratório que fará o controle de doping dos atletas em 2016. Será construído um anexo ao prédio do Ladetec, na Ilha do Fundão, que deverá ficar pronto em maio do ano que vem. Para a fase inicial serão gastos cerca de R$ 13 milhões. Os equipamentos ainda não foram licitados.

De acordo com Marco Aurélio Klein, diretor executivo da Agência Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), o laboratório estará funcionando para a Copa do Mundo.

--- Na Copa vamos trabalhar com bem menos exames. Nas Olimpíadas serão 6.000 controle em 15 dias. Na Copa vão fazer exames durante o período de treinos e um média de quatro controles no futebol em 62 jogos - disse.

Globo.com

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Seleções
Seleção Olímpíca
Seleção Paralímpica
Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?