Notícia

COB realiza vistoria em seis cidades para os Jogos Escolares da Juventude

Por CBTM

04/03/2013 20h58


Ao longo dos meses de março e abril, representantes do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) visitarão quatro regiões do país para avaliar a infraestrutura e as instalações esportivas das cidades que receberão ou se candidataram para receber os Jogos Escolares da Juventude.

O roteiro tem início pelos dois municípios que organizarão as edições de 2013 da maior competição esportiva escolar do país: Natal (RN) e Belém (PA). Depois, o grupo segue para avaliar as candidatas a organizar o evento em 2014: Porto Alegre (RS), Goiânia (GO), João Pessoa (PB) e Recife (PE).

A partir deste domingo, dia 3, um grupo de sete representantes do COB desembarca na capital do Rio Grande do Norte, sede da etapa para alunos de 12 a 14 anos, onde fica até o dia 6. De lá, segue para Belém, onde, a partir do dia 7, avaliarão as condições da cidade que receberá a fase de 15 a 17 anos.

As visitas serão lideradas pelo Gerente Geral de Juventude e Infraestrutura do COB, Edgar Hubner. Nestas cidades, o COB se reunirá com governadores, secretários, autoridades locais e empresários do setor hoteleiro. Além disso, visitarão ginásios, pistas, piscinas, hospitais e universidades.

--- As visitas precursoras são essenciais para o sucesso do evento. Procuramos avaliar as condições dos locais de competições e da infraestrutura das cidades para receber o evento. Em alguns casos, o COB procura apontar melhorias para que a cidade seja beneficiada com a realização da competição. A parceria com os governos locais é fundamental para o êxito da organização --- destaca Edgar.

Os Jogos Escolares da Juventude 2013 acontecem em Natal de 4 a 14 de setembro. Já a etapa de Belém será realizada de 7 a 16 de novembro.

Já a agenda da avaliação das condições das cidades candidatas aos Jogos de 2014 inclui vistorias a possíveis locais de competições e instalações não esportivas, além de reuniões com as prefeituras, secretarias e associações hoteleiras.

--- No caso das cidades candidatas, além da vontade política, é essencial que sejam apresentadas todas as condições técnicas para receber o evento. Para alcançarmos o alto nível de organização exigido, estabelecemos uma série de rigorosos critérios que devem ser garantidos pelas cidades. A cada ano, percebemos que mais municípios demonstram interesse em receber os Jogos Escolares da Juventude e para isso estão assumindo o compromisso de se estruturem cada vez mais --- avaliou Hubner.

Os Jogos Escolares da Juventude reúnem, a cada ano, em suas duas etapas nacionais, cerca de 4 mil alunos-atletas de todo o país. Ao todo, a competição tem a participação de cerca de 6 mil pessoas envolvidas por etapa, incluindo voluntários, treinadores, médicos organizadores, entre outros. Para as cidades que recebem os Jogos, a movimentação econômica é um dos grandes benefícios. Em Cuiabá, na edição de 2012 para jovens de 15 a 17 anos, foram utilizadas mais de 27 mil diárias em 24 hotéis da cidade. A estimativa de giro financeiro para a cidade durante o evento foi de mais de R$ 5 milhões.

Na etapa de 15 a 17 anos, serão disputadas 13 modalidades (atletismo, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez). Já a competição para atletas de 12 a 14 anos tem o badminton e não conta com o vôlei de praia.

Realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro desde 2005 com o nome de Olimpíadas Escolares para estimular a prática esportiva nas escolas e auxiliar a descoberta de jovens talentos para o esporte de alto rendimento, em 2013 o evento passou a se chamar Jogos Escolares da Juventude.

Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro e correalizados pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo, com o apoio dos Governos locais.

COB

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Seleções
Seleção Olímpíca
Seleção Paralímpica
Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?