Notícia

Cubano Pavel Oxamendi chega ao Brasil para coordenar o Tênis de Mesa do Amapá

Por CBTM

27/03/2013 18h45


Um novo ciclo para o Tênis de Mesa da região Norte do Brasil se iniciou no último dia 23 de março de 2013, quando um dos maiores jogadores latinos de todos os tempos, o cubano Pavel Oxamendi Mendizábal, desembarcou no Amapá.

Com talento reconhecido por especialistas, como o conterrâneo Francisco Arado, o Paco, Oxamendi chega graças ao Projeto Amapá Olímpico, após celebração do convênio de Intercâmbio Desportivo-Cultural entre a Federação de Tênis de Mesa do Amapá a Secretaria de Estado do Desporto e do lazer do AP e a Federação Cubana de Tênis de Mesa.

Um ano se passou desde que os primeiros contatos foram feitos durante o Latino Americano de 2012, no Rio de Janeiro, onde figuras importantes do Cenário Nacional tiveram papel fundamental nesta jornada.

--- Tive a honra de dividir o quarto do hotel com o “Paco” durante o Latino/2012, tudo começou após longas madrugadas de conversa, depois Marcos Yamada intermediou o contato com seu amigo Amado Bode, Presidente da Federação Cubana, que se prontificou a ajudar-nos --- explicou o coordenador do projeto, Alan Cardoso.

--- Demorou, mas agora temos a grande oportunidade de conviver diariamente com um atleta de alto nível. É uma nova perspectiva de crescimento se apresenta para o Amapá e acreditamos no trabalho que Pavel irá desenvolver --- completou Alan Cardoso.

Oxamendi segue com a delegação do Amapá para Martinica, estreando como o técnico entre os dias 28 e 31 de março, no Campeonato Guianas-Antilhas, onde poderá observar de perto os talentos do Amapá em ação e transmitir sua grande experiência como jogador internacional.

A segunda etapa de trabalho será com os acadêmicos de Educação Física da Universidade Federal do Amapá, que participarão de Palestras, mesas redondas e treinamentos com o cubano, que finalizará sua estada de 30 dias com treinamento de alto rendimento com os atletas que competirão nos Jogos da Juventude de 2013.

--- Estou muito contente por estar no Brasil novamente. Participei do Pan do Rio em 2007 como atleta e agora retorno como Coordenador Técnico de um Estado que está realizando um grande trabalho e possui jovens talentos. A recepção foi muito calorosa, a cidade é muito bonita e acordar com o Rio Amazonas na minha janela é um espetáculo a parte, já me sinto em casa no Amapá e espero corresponder às expectativas depositadas no meu trabalho, darei o meu melhor para que este intercâmbio possa se estender por muito tempo --- afirmou Pavel.

O Presidente da CBTM, Alaor Azevedo, elogiou a iniciativa do Amapá, considerada um marco para o Estado, que poderá contar com um profissional com grande qualificação e que agregará muito valor às conquistas da modalidade em âmbito regional e nacional.

--- O Projeto Amapá Olímpico é desenvolvido com o apoio da SEDEL/AP na pessoa do Secretário de Esportes Rogério Salvador e da UNIFAP. O pequeno Amapá dando passos corajosos rumo a massificação e evolução da modalidade no Brasil. Agradecimento especial aos novos amigos do Amapá: Amado Bode, Evélio Alvarez e Osmany Cajigal --- completou Alan.

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Seleções
Seleção Olímpíca
Seleção Paralímpica
Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?